Qual o animal que sacrificamos para salvar-nos da Covid-19? - Plataforma Media

Qual o animal que sacrificamos para salvar-nos da Covid-19?

O PLATAFORMA avançou com uma notícia preocupante, mas que em nada surpreende. Ora todos temos o conhecimento de que os animais são um recurso utilizado extensamente pelo humano, seja como alimento, para a medicina ou até mesmo para a nossa diversão, em forma de caça ou jardins zoológicos.

A pandemia de Covid-19 trouxe um problema, mas não foi só para nós. Há um animal que contribui e muito para o desenvolvimento de vacinas. O óleo que produzem no fígado – o esqualeno – é um ingrediente especialmente utilizado para aumentar a eficácia do tratamento. Quem produz o esqualeno? Os tubarões…

Para produzir uma tonelada de esqualeno, segundo a associação norte-americana Shark Allies, é necessário três mil tubarões. Para produzir em quantidade suficiente para colmatar a procura mundial desta nova vacina de Covid-19 estima-se que seja entre 250 mil a 500 mil tubarões que tenham de perder a vida para nos dar a nós a paz de espírito que 2020 não nos trouxe, e com um problema que o mundo não soube lidar da maneira devida.

Embora os cientistas estejam a analisar alternativas, nenhuma provou dar conta do caso. Uma possível alternativa será o fabrico sintético a partir da fermentação da cana-de-açúcar mas ainda está em fase de experimentação. A extinção de várias espécies de tubarão não devia estar em cima da mesa.

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Artigos relacionados
BrasilOpinião

A culpa do desmatamento na Amazónia é de todos

AngolaEconomia

Não repetir os erros vizinhos

Opinião

As surpresas do Brasil

Opinião

Pensar por nós próprios é complicado

Assine nossa Newsletter