Meio milhão de tubarões poderão ser mortos para produção da vacina de Covid-19 - Plataforma Media

Meio milhão de tubarões poderão ser mortos para produção da vacina de Covid-19

Maioria das vacinas atualmente em desenvolvimento para combater o novo vírus utilizam um óleo produzido pelo fígado dos tubarões – o esqualeno.

O esqualeno já é uma substância a que a medicina e a estética recorrem há algum tempo, sendo que no caso de uma vacina contra vírus, este ingrediente é especialmente utilizado pois aumenta a eficácia do tratamento. De acordo com a Sky News, um orgão de comunicação britânico, a farmacêutica GlaxoSmithKline, utiliza este óleo nas suas vacinas contra a gripe.

Ora, segundo a associação norte-america Shark Allies, citada pelo jornal de online Notícias ao Minuto, para se obter uma tonelada de esqualeno são necessários três mil tubarões. Para fabricar uma vacina em massa para se distribuir no mundo inteiro será necessário matar pelo menos 250 mil destes animais. Para fazer uma segunda dose seriam necessários 500 mil.

Os cientistas estão a analisar alternativas viáveis ao esqualeno, para garantir que várias espécies de tubarões não corram o risco de ficar em vias de extinção devido a esta vacina. Uma das alternativas que está a ser estudada é uma versão sintética, através da fermentação da cana-de-açúcar, mas ainda não há uma solução concreta.

Os peritos na matéria estão preocupados com o aumento da procura deste óleo, pois algumas espécies já estão em risco de desaparecer.

Este artigo está disponível em: English

Artigos relacionados
PolíticaPortugal

Costa afasta cerca sanitária ou confinamento em Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira

BrasilPolítica

Ministro da Saúde do Brasil está infetado com coronavírus

DesportoMundo

Ronaldo está completamente careca. Será por causa da Covid?

EconomiaMoçambique

Moçambique recebeu quase 400 milhões de euros dos parceiros internacionais em ajudas Covid

Assine nossa Newsletter