Início » Este Bicho Já Cansa

Este Bicho Já Cansa

E se falássemos de outra coisa? O Covid já cansa. Como não há futebol, viramos todos médicos de bancada, políticos diplomados, filósofos da nova normalidade… sabemos tudo e mais alguma coisa; menos falar de outra coisa. Boa ideia!

Proponho outros temas: vacina, cura por medicamentos, heróis na linha da frente… Não! Não é isso! Um tema diferente: livros, cinema, tendências… sei lá. Ah! Tens razão; pôr os neurónios a divagar. Olha… enviei aos amigos uma lista de filmes que estou a rever; criei um grupo online e discutimos as regras da quarentena. Ups… voltamos ao mesmo. Desculpa, já percebi. Queres livros? Viste que as editoras perdem em média 80 por cento de vendas com a pandemia?! A sério! Tá bem, mudemos de tema: os economistas anunciam um futuro diferente – nada será como dantes. Concordas? Desisto… vou ler as notícias do Covid. 

O Homem é um animal de hábitos, concentra-se na sua circunstância; os Media alimentam novelas: políticas, económicas, sociais… uma pandemia global, com estas consequências, domina naturalmente a opinião pública e a publicada, as rotinas, as conversas, as decisões empresariais… Não há volta a dar. Ou então tem mesmo de haver… 

Há vida depois do Covid; a questão está em saber se há mais vida durante o Covid. 

Assalta-me a dúvida até neste texto: que mais posso dizer? Como posso ser útil? O que é que interessa às pessoas? Será razoável, legítimo, sensato, falar seja de que outra coisa for? É mesmo preciso; temos de o fazer! Olho para esta edição do jornal, para as anteriores… adivinho as seguintes. Tantas abordagens, geografias, línguas… o vírus, esse, está lá sempre, mais ou menos dissimulado. Percorro o online: www.plataformamedia.com … tantos parceiros, tantos países… o bicho não sai dali. 

Lanço o alerta… a todos nós. Estamos como o ratinho no laboratório que corre a girar a roda, o dia todo, sem nunca sair do lugar. Há Covid; ele faz parte de nós, domina a ação, o pensamento, a narrativa. Mas temos de sair desta roda. Se não nos focarmos nisso, não somos mais do que isso. 

Paulo Rego 17.04.2020

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website