Início » NOVA AVENTURA DE CORTO MALTESE PREVISTA PARA OUTUBRO DE 2015

NOVA AVENTURA DE CORTO MALTESE PREVISTA PARA OUTUBRO DE 2015

 

Uma das personagens mais icónicas do universo da banda desenhada está de regresso. Novo livro tem assinatura espanhola e dá continuidade a uma série que terminara com “Mû”.

 

Vinte anos depois da morte do seu criador, o ilustrador e argumentista italiano Hugo Pratt, a mais célebre das suas personagens, o errante Corto Maltese, está de volta. A dupla espanhola Juan Díaz Canales (texto)/Rubén Pellejero (desenho) foram encarregues da difícil tarefa de dar continuidade às aventuras do marinheiro criado em 1967. O novo livro, que deixa certamente muitos dos fãs em clima de expectativa — Pratt é um “adversário” de respeito e continuar-lhe a saga é tarefa que requer muito talento e coragem —, deverá ser lançado em Outubro do próximo ano.

A história que esta nova edição vai contar será totalmente nova, já que o álbum está a ser apresentado pelas editoras que o coproduzem — a espanhola Norma e as italianas Casterman e Rizzoli — como o “próximo episódio” na vida de Corto, a que fora interrompida com a morte do seu autor, em 1995.

Ainda que procurem ser o mais possível fiéis ao espírito da personagem, assim como ao traço de Pratt, Canales/Pellejero não deixarão de impor uma marca autoral ao novo álbum. Diz o primeiro que esta aventura irá “mais além”, sem descurar nenhum dos pormenores devidos a um álbum que vem continuar uma série relativamente longa (29 aventuras que terminam com “Mû”) e com uma imensa legião de fiéis seguidores. “Estamos a ser muito meticulosos com a cronologia e a biografia da personagem”, disse Canales à agência de notícias espanhola Efe.

A avaliar pelas declarações de Hugo Pratt (1927-1995) ao seu biógrafo, Dominique Petitfaux (autor de “O Desejo de Ser Inútil”, longa entrevista que em Portugal foi publicada pela Relógio d’Água), o italiano não se incomodaria com esta sequela: “Não me choca a ideia de alguém, um dia, poder vir a pegar em Corto Maltese.”

 

“DESAFIO SAGRADO”

Nas páginas do francês “Le Figaro”, as reações ao anunciado regresso de Corto não se fizeram esperar. O empresário e mecenas Michel-Édouard Leclerc, fã confesso deste marinheiro romântico e indomável, diz-se entusiasmado com esta possibilidade de apresentar às novas gerações o ícone da BD com quem aprendeu História e Geografia, cujas principais aventuras se desenrolam à volta da Primeira Guerra Mundial.

Leclerc compreende as reservas que possam vir a levantar-se a esta tentativa de “ressurreição” do personagem — o mesmo se passou com Tintin, Spirou, Iznogoud —, mas ainda assim prefere arriscar. A edição de 2015 significa que “os verdadeiros heróis nunca morrem”, defende, admitindo estar curioso para ver como vão os autores fazer para vestir a pele do mestre que tinha em Corto um duplo irreverente, culto e sedutor (diz quem conheceu Pratt que não podia haver dois seres mais iguais). “Sempre achei que Corto não fora feito para ser um herói de museu.”

O autor de BD Enki Bilal, para quem “Corto Maltese é, antes de mais, Hugo Pratt”, é mais cauteloso. O sérvio também admite estar “curioso” em relação ao novo álbum mas deixa um aviso: “A ressurreição do personagem fetiche [de Pratt], 20 anos após a sua morte, não me choca […]. Mas é, no entanto, um desafio sagrado. É preciso que os novos autores estejam à altura. [O álbum] não deve tratar-se de uma simples cópia. Será quase preciso que esteja um pouco desfasado para que esta adaptação se torne uma homenagem, um prolongamento da obra de Pratt…”

O autor italiano criou para esta sua personagem amante de tango, mística e eternamente insatisfeita, uma biografia que atravessa todos os álbuns que protagoniza, como “A Balada do Mar Salgado”, “Fábula de Veneza” ou “Sob o Signo de Capricórnio”. Nascido em Malta, em Julho de 1887, filho de uma cigana de Sevilha e de um marinheiro da Royal Navy oriundo da Cornualha, Corto mora oficialmente nas Antilhas, embora passe a vida a viajar pelo mundo como convém a um membro da Marinha Mercante com uma aura misteriosa que tem laivos de pirata e amigos de carácter duvidoso, como Rasputine

Até Outubro do próximo ano serão certamente muitas as novidades sobre o novo álbum, aguardado com expectativa. É assim sempre que algo envolve Pratt e o seu reflexo animado: a casa-museu de Veneza, uma das cidades de eleição do cabalístico personagem; a exposição itinerante das aguarelas originais do autor; a edição do seu inacabado Sandokan.

 

Lucinda Canelas/Exclusivo P3 

 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!