Início » Instituto Português do Oriente – IPOR lança o Concurso de Curtas-Metragens

Instituto Português do Oriente – IPOR lança o Concurso de Curtas-Metragens

O concurso, organizado pelo Instituto Português do Oriente (IPOR), tem como objetivo principal promover o uso criativo da Língua Portuguesa, destacando Macau como plataforma para o ensino e aprendizagem do idioma. Além disso, busca desenvolver conteúdos em Língua Portuguesa para novas plataformas tecnológicas, mostrando Macau como um espaço multicultural de encontro e diálogo cultural entre o Oriente e o Ocidente.

Plataforma Studio

O concurso está aberto a todos os formandos inscritos no Curso Geral de PLE do Instituto Português do Oriente (IPOR) e nos cursos específicos ministrados em instituições parceiras para o ano letivo de 2023-2024, independentemente da nacionalidade e idade dos participantes. Os trabalhos submetidos devem ser originais e podem ser apresentados individualmente ou em coautoria.

Os vídeos concorrentes devem explorar de forma criativa uma visão multicultural de Macau, conectando a Língua Portuguesa com a Região Administrativa Especial de Macau (RAEM). Os participantes têm liberdade para escolher o enfoque do vídeo, sendo valorizada a originalidade e criatividade das propostas. Os vídeos devem ter uma duração entre 120 e 240 segundos, sendo o idioma principal o português. Alternativamente, é permitido incluir legendas em português, desde que não façam referência a marcas comerciais.

O concurso ocorrerá em várias etapas:

  • De 01 a 26 de março de 2024: recepção das propostas de vídeos;
  • De 27 de março a 02 de abril de 2024: seleção dos melhores vídeos (até um máximo de dez) pelo júri do concurso;
  • De 03 a 09 de abril de 2024: revisão e correção dos trabalhos selecionados;
  • 10 de abril de 2024: publicação dos vídeos selecionados na página oficial do Facebook do IPOR;
  • De 11 de abril a 03 de maio de 2024: votação aberta ao público através de “likes” no vídeo preferido (cada “like” corresponde a um voto);
  •  05 de maio de 2024: anúncio dos vencedores;
  • 07 de maio de 2024: entrega dos prêmios.

Os prêmios incluem:
– Primeiro lugar: um prêmio em dinheiro no valor de MOP5.000 (cinco mil patacas);
– Segundo lugar: um prêmio em dinheiro no valor de MOP3.000 (três mil patacas);
– Terceiro lugar: um prêmio em dinheiro no valor de MOP1.500 (mil e quinhentas patacas);
– Menções honrosas: ao quarto e quinto lugares será atribuída uma menção honrosa em dinheiro no valor de MOP500 (quinhentas patacas) cada.

Serão atribuídos diplomas a todos os autores dos vídeos selecionados.

O IPOR aguarda ansiosamente a submissão de projetos de vídeo inspiradores que abracem o mosaico multicultural de Macau e exemplifiquem o poder da língua portuguesa como meio de expressão. Este concurso representa uma oportunidade incrível para mostrar sua criatividade e ter um impacto na promoção do património cultural de Macau.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!