
Organizado pelo Instituto Português do Oriente (IPOR) , em parceria com o Consulado-Geral de Portugal em Macau e Hong Kong, e com o Galaxy Entertainment Group como Patrocinador Principal, o Festival Literário e Cultural para Pais e Filhos “Letras & Companhia” 2026 decorrerá entre 5 e 24 de maio, sob o tema “A Minha Cidade”.
Na sua sexta edição, o evento continua a promover a língua, o livro e a leitura através de um programa multidisciplinar dirigido às escolas e ao público em geral.
Criado em 2021, com o apoio do Galaxy Entertainment Group desde a primeira edição, o festival foi pensado para envolver crianças e jovens em idade escolar, mas também para mobilizar famílias, escolas e toda a comunidade.
O programa de 2026 inclui música, artes performativas, oficinas para pais e filhos, sessões de leitura, lançamentos de livros e outras atividades educativas e culturais.
O tema “A Minha Cidade” procura explorar a relação entre a cidade enquanto espaço físico e a comunidade que nela habita.
A programação pretende incentivar as crianças a observar e valorizar o espaço onde vivem, promovendo o sentido de pertença, o conhecimento da comunidade e o desenvolvimento da curiosidade e do espírito crítico.
A abertura terá lugar na Escola Portuguesa de Macau, com a entrega de minibibliotecas a instituições de ensino não superior onde se ensina português.
O programa inclui também o lançamento bilingue português-chinês de De Londres ao Porto numa gaivota, de Inês Cardoso, que irá apresentar a obra em sessão pública e dinamizar uma formação para professores sobre desinformação.
A autora fará ainda uma conversa aberta ao público no Consulado de Portugal em Macau e Hong Kong.
A literatura local terá igualmente destaque com a apresentação de Our Precious Moments, de Coco Cheong, acompanhada de uma oficina para crianças.
Será ainda apresentado ao público da RAEM o livro Assim, mas sem ser assim: Considerações de um Misantropo, de Afonso Cruz, que também conduzirá um workshop de escrita criativa.
Na área da ilustração e das artes visuais, o projeto A Minha Cidade, de André Letria, chega a Macau com mapas ilustrados criados por alunos de várias escolas da RAEM.
Os trabalhos ficarão expostos no IPOR, e o autor fará uma mesa-redonda, lançará o seu mapa de Macau e orientará oficinas pedagógicas e formação de professores.
O programa inclui ainda cinema com quatro curtas-metragens de animação do Festival Monstra 2025, oficinas para pais e filhos, sessões noturnas na biblioteca e três momentos de teatro: A Revolta dos Lusecos, The Secret Magic Recipe: Enemy Pie e o espetáculo de encerramento (En)Cantar com Alice e Sebastião.
As atividades são de entrada livre, embora algumas exijam inscrição prévia.