Início » China vai estender política de isenção de vistos para Portugal a partir de 15 de outubro

China vai estender política de isenção de vistos para Portugal a partir de 15 de outubro

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Lin Jian, anunciou durante uma conferência de imprensa hoje que Portugal vai ser incluído pela primeira vez na próxima ronda de expansão de isenção de vistos planeada para 15 de outubro

Nelson Moura

Segundo a televisão estatal chinesa CCTV, Li indicou que a partir de 15 de outubro de 2024 até 31 de dezembro de 2025, cidadãos com passaporte comum de Portugal, Grécia, Chipre e Eslovénia poderão entrar na China sem a necessidade de visto por até 15 dias para atividades como negócios, turismo e visitas familiares.

Lin Jian destacou que esta medida visa promover a interação entre a China e outros países, e fez um apelo para que as nações mencionadas ofereçam mais facilidades de visto para os cidadãos chineses.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da China na RAEM confirmou em resposta ao PLATAFORMA que a nova política aplica-se também a residentes de Macau com nacionalidade portuguesa.

Com esta decisão, um total de 20 países europeus beneficiam agora da medida de Pequim, que está a tentar estimular o turismo internacional e o investimento estrangeiro, abalados pela pandemia da Covid-19, durante a qual a China impôs um encerramento quase total das fronteiras.

Em Novembro passado, a China anunciou que os nacionais de França, Alemanha, Itália, Países Baixos e Espanha beneficiariam de uma isenção de visto unilateral.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!