Início » Empresas estrangeiras com interesse na Grande Baía aumentam em 10%

Empresas estrangeiras com interesse na Grande Baía aumentam em 10%

Quase 80 por cento das empresas estrangeiras pretendem iniciar ou expandir as suas operações já existentes na Área da Grande Baía nos próximos três anos, segundo um inquérito conduzido pelo banco HSBC, divulgado recentemente. Esta conclusão representa um aumento de 10 por cento em relação ao ano anterior.

Segundo o inquérito, 34 por cento das empresas inquiridas planeiam expandir “significativamente” os seus negócios na Área da Grande Baía, um aumento em relação aos 27 por cento do ano anterior.

Dick Wong, diretor de operações comerciais na Grande Baía para a HSBC China, afirmou que as empresas no exterior estão confiantes nas perspetivas de desenvolvimento da região. Segundo o responsável, a Área da Grande Baía proporciona amplas oportunidades de negócio para instituições financeiras internacionais que apoiem empresas estrangeiras e a expansão dos seus mercados internacionais.

Segundo o estudo, as empresas nos países da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) estão particularmente otimistas, beneficiando da implementação de acordos de livre comércio, como o Parceria Económica Regional Abrangente (RCEP, na sua sigla em inglês). Cerca de 46 por cento das empresas nos seis mercados da ASEAN planeiam expandir significativamente os seus negócios na Área da Grande Baía nos próximos três anos. Nos Emirados Árabes Unidos, cerca de 40 por cento das empresas estudam a entrada ou crescimento das suas operações na Grande Baía. O inquérito revela que os entrevistados estão mais otimistas quanto às perspetivas de crescimento nos setores de energia limpa renovável e tecnologias de informação, com quase metade das empresas estrangeiras a anteciparem um desenvolvimento significativo destes dois setores já no próximo ano. Em termos de transformação ‘verde’, os setores mais promissores são as energias renováveis, veículos e baterías elétricas. O inquérito contou com a participação de mais de 3.300 empresas, distribuídas em 16 mercados e abrangendo as principais economias do mundo. As empresas inquiridas incluiram as que já operam na China e as que planeiam entrar no mercado chinês.

Artigo publicado no âmbito da parceria com o Macau Daily News

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!