Início » O telefone vermelho foi ligado há 60 anos e evitou uma guerra mundial

O telefone vermelho foi ligado há 60 anos e evitou uma guerra mundial

Ao contrário do que se possa pensar, o telefone vermelho, assim eternizado, não era um telefone, mas sim um telégrafo e duvida-se que fosse vermelho.

Mas a cor, símbolo de emergência em plena Guerra Fria, ajudou a que o primeiro canal de comunicação entre os gabinetes de John Kennedy e o de Nikita Kruschev ficasse na história. As relações entre os Presidentes dos Estados Unidos e União Soviética eram tensas e esta ligação direta permitiu, pelo menos, que houvesse diálogo entre ambos.

Sessenta anos depois é na Ucrânia que a tensão volta a aumentar entre Estados Unidos e Rússia. Tiago Moreira de Sá, investigador no Instituto Português de Relações Internacionais, não acredita que neste momento exista um telefone vermelho entre os dois países: “Qualquer ordem internacional, regional ou europeia implica que a Rússia faça parte, mas desde o início da guerra na Ucrânia que os tanques e a artilharia russas destruíram completamente essa hipótese. Não estou a dizer que não possa ter que haver diálogo, é sempre preciso haver no futuro, mas todos os canais de diálogo foram destruídos por iniciativa da Rússia.

Leia mais em TSF

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!