Início » Felipe VI nomeia Feijóo para novo governo em Espanha

Felipe VI nomeia Feijóo para novo governo em Espanha

O rei Felipe Vi nomeou o líder do Partido Popular (PP), Alberto Núñez Feijóo, como candidato à investidura. A decisão do monarca foi tomada após o final das consultas com os líderes parlamentares, durante as quais tanto Feijóo como o socialista Pedro Sánchez mostraram a sua disponibilidade para assumir o desafio. Nenhum deles tem os votos necessários para vencer. A data do debate de investidura será mais tarde revelada pela presidente do Congresso, Francina Armengol, que terá que jogar com a hipótese de, caso seja necessário ir de novo a votos, as eleições não caiam no Natal.

“O PP foi o grupo político com maior número de lugares [no Congresso]. Nesse sentido, exceto a XI Legislatura, em todas as eleições o grupo político que obteve o maior número de lugares foi o primeiro a ser proposto. Esta prática converteu-se, com o passar dos anos, num hábito. O rei não constatou, ao dia de hoje, a existência de uma maioria suficiente para a investidura que fizesse cair esse hábito”, informou a Casa Real em comunicado, após Armengol revelar a decisão do rei.

“Agradeço ao rei a decisão de nomear-me candidato à presidência do Governo. Daremos voz aos mais de 11 milhões de cidadãos que querem mudança, estabilidade e moderação com um Governo que defenda a igualdade de todos os espanhóis”, reagiu Feijóo no Twitter (rebatizado X).

Leia mais em Diário de Notícias

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!