Início » Planear o desenvolvimento a longo prazo das artes e cultura local

Planear o desenvolvimento a longo prazo das artes e cultura local

Lo Choi In

Nos últimos anos, muitas obras de arte e criações criativas de Macau ganharam prémios internacionais e alcançaram resultados notáveis, o que gerou um debate sobre o sustento dos profissionais das artes na comunidade. O Governo deve considerar ativamente fornecer mais apoio para a sobrevivência das artes e da cultura, e aproveitar os elementos orientados para o mercado e do apoio das principais operadoras de jogo, de maneira a proporcionar-lhes mais espaço para desenvolvimento comercial.

Por outro lado, o Governo também deve continuar a apoiar o desenvolvimento de projetos de pesquisa histórica, artística e cultural locais, a fim de preservar a cultura local, enriquecer o património histórico e promover o desenvolvimento das indústrias culturais.

Nos últimos anos, “Kissing The Ground You Walked On”, dirigido por um residente de Macau, e “Black Bear”, um documentário produzido por estudantes do Instituto Politécnico (agora Universidade Politécnica), conquistaram vários prémios internacionais.

Os artistas locais também têm alcançado resultados impressionantes em competições de arte de maior e menor relevo todos os anos. Isso deve-se ao apoio dos departamentos governamentais relevantes ao longo dos anos, bem como ao trabalho árduo e dedicação dos próprios artistas. No entanto, nos bastidores, muitos destes talentos sobrevivem com rendimentos instáveis e insustentáveis.

Antes da pandemia, Macau recebia 30 milhões de visitantes anualmente, e voltou agora a receber um grande número de visitantes, o que comprova que Macau tem um certo potencial de mercado.

Isso demostra que os departamentos relevantes devem ser mais ativos no planeamento do desenvolvimento a longo prazo da indústria local de artes e cultura.

Quanto aos programas de financiamento relacionados às artes, além do desenvolvimento de uma ampla gama de atividades artísticas e culturais, também devemos investir no apoio à sobrevivência das artes e ao desenvolvimento do mercado.

Em particular, devemos aproveitar a assistência das principais empresas de jogos para liderar o fortalecimento da cooperação entre as indústrias, a fim de criar mais espaço para o desenvolvimento comercial das indústrias artísticas e culturais locais e grupos artísticos.

Em comparação com o Continente, a indústria artística e cultural de Macau possui certas limitações em termos de espaços, instalações, tecnologia e mercados.

Portanto, as autoridades devem considerar subsidiar artistas locais para participar em mais intercâmbios colaborativos na Área da Grande Baía e até mesmo em outros lugares, a fim de ampliar os s horizontes e levá-los a um palco maior de desenvolvimento.

As diversas atividades artísticas e culturais organizadas pelos departamentos relevantes, desde bancas até performances artísticas e culturais internacionais, têm sido bem frequentadas pelo público e turistas, o que também merece reconhecimento.

*Aliança de Sustento e Economia de Macau

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!