Início » Sem avanços no terreno ucraniano, Rússia larga bomba energética

Sem avanços no terreno ucraniano, Rússia larga bomba energética

Horas depois de ter dado sinais de que pretende voltar à mesa das negociações, Moscovo manteve a torneira do gás fechada para o ocidente, o que levou a que o preço disparasse cerca de 20%, além de o euro ter caído para o valor mínimo em 20 anos face ao dólar, e de as bolsas de valores europeias terem reagido negativamente. Sem ganhos no terreno – pelo contrário, a ofensiva ucraniana no sul está a provocar baixas e destruição de bases a nível inédito -, a Rússia aposta na arma da energia para pressionar os países da União Europeia.

Esta já chegou às ruas. No domingo, houve uma manifestação em Praga contra o governo checo e a apelar à neutralidade. Na segunda-feira, foi a vez de Leipzig, na Alemanha, ser palco do descontentamento, num país que, face à dependência dos combustíveis russos, decidiu deixar duas centrais nucleares a postos.

Leia ainda: Putin diz que tropas russas libertam “passo a passo” o Donbass

Menos de um mês depois de ter afirmado que não havia base para uma negociação entre os líderes dos países em conflito, o porta-voz do Kremlin voltou a sinalizar o interesse de Moscovo em voltar à mesa. Dmitri Peskov respondeu a uma pergunta de um programa de TV russo sobre a indisponibilidade de Volodymyr Zelensky em negociar com Vladimir Putin. “Claro, sobre como as nossas condições serão cumpridas” para se alcançar a paz, embora tenha reafirmado que “a operação está a desenrolar-se como planeado”.

Leia mais em Diário de Notícias

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!