Início » Eletricidade de Moçambique quer 40% de mulheres na empresa até 2030

Eletricidade de Moçambique quer 40% de mulheres na empresa até 2030

As mulheres representam atualmente 18,5% dos funcionários da elétrica estatal moçambicana.

A Eletricidade de Moçambique (EDM), empresa estatal, quer que 40% dos funcionários sejam mulheres até 2030, uma iniciativa que visa promover a igualdade de género, anunciou num comunicado, a que a Lusa teve acesso.

Leia também: Novos pedidos de eletricidade deixam de pagar taxa em Moçambique

“A EDM está determinada em atingir, até 2030, a meta de 40% de representatividade feminina na sua força de trabalho”, aponta Iolanda Cintura, administradora-executiva para os Recursos Humanos na EDM, onde as mulheres representam atualmente 18,5% dos funcionários.

A meta está estabelecida na Estratégia de Género 2021/2030 que visa “ampliar o espaço de promoção das ações das trabalhadoras na empresa”, além de incentivar e dar prioridade à contratação de mais mulheres.

A empresa refere que tem apoiado a formação de mulheres com bolsas de estudo para o ensino técnico profissional, num investimento de cerca de seis milhões de meticais (89 mil euros).

Leia também: Ncondezi quer juntar projeto solar a central elétrica a carvão em Moçambique

“A EDM reconhece que a mulher pode e deve contribuir para o sucesso da sua nobre missão de produzir, transportar, distribuir e comercializar energia elétrica de boa qualidade e de forma sustentável”, conclui a empresa.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!