Início Editorial Plataforma Portugal

Plataforma Portugal

Paulo RegoPaulo Rego*
Paulo Rego

O doutoramento honoris causa de Rocha Vieira na Universidade de Ciência e Tecnologia tem um significado claro sobre a visão histórica da China sobre o último governador de Macau. A contestação de que foi alvo na comunidade portuguesa – e em Lisboa – não encontra eco em Pequim. Porque a transição de poderes seguiu o guião chinês; e porque o elogio desse passado serve os interesses de uma parceria estratégica com Portugal, que ganha cada vez mais valor, numa altura em que a nova ordem global se desenha com uma contesta crescente, a ocidente, sobre a influência global do regime chinês.

O interesse de Macau cola-se à visão nacional. A mais valia da integração regional tem de ser associada à missão de promover a plataforma lusófona… e por mais relevantes que sejam todos os países de língua portuguesa, Portugal tem nesse contexto um papel único. Não só porque é a presença portuguesa que molda a diversidade da Região Autónoma, mas também porque o seu posicionamento europeu e atlântico tem uma relevância geopolítica que não se compara à das nações africanas lusófonas – nem mesmo à da potência brasileira.

Leia também: “Há muita procura pelos talentos que saibam falar a língua portuguesa”

Esse é o horizonte que deve orientar Macau: o incremento das relações com Portugal. Por razões históricas e em nome da afirmação de uma identidade única… mas também porque a missão de ser plataforma tem um caminho mais óbvio e direto com Portugal, que deve ser o vértice das relações triangulares com outras geografias de língua portuguesa.

A questão põe-se também do lado de Portugal, que no contexto das relações internacionais tem a pressão da União Europeia e dos Estados Unidos contra os interesses chineses em todo o mundo. O respeito pelo alto nível das relações estabelecidas com Pequim, que inclui fortes investimentos chineses em Portugal, terá de ser equilibrado com a nova realidade. Macau é o fio condutor dessa relação. Cabe-lhe fazer o melhor que pode e sabe para a potenciar.

*Diretor-Geral do PLATAFORMA

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!