Canadá aprova grande projeto petrolífero 'offshore' no Atlântico

Canadá aprova grande projeto petrolífero ‘offshore’ no Atlântico

O governo do Canadá, quarto produtor mundial de petróleo, aprovou a construção de um controverso projeto petrolífero de grande porte no oceano Atlântico, anunciou o ministro canadiano de Meio Ambiente, Steven Guilbeault, na quarta-feira

O Canadá aprovou um projeto petrolífero no Atlântico. O chamado Bay du Nord prevê explorar uma jazida de petróleo de mais de um quilômetro de profundidade a 500 km da costa de Terranova. A extração de petróleo está prevista para começar em 2028.

“O projeto Bay du Nord pode seguir a diante, sujeito a algumas condições ambientais rigorosas nunca impostas, incluindo o requisito histórico de que um projeto de petróleo e gás seja neutro quanto a emissão de carbono até 2050”, disse Guilbeault, um ex-ativista do clima. 

Segundo a avaliação, é improvável que o projeto cause efeitos ambientais adversos significativos, acrescentou o ministro.

O projeto gerou tantas dúvidas que a decisão sobre sua aprovação foi adiada duas vezes nos últimos meses.

Esta será a quinta plataforma petrolífera deste tipo no Canadá e permitirá extrair cerca de 300 milhões de barris de petróleo em 30 anos, segundo a empresa que o construirá.

O primeiro ministro canadense, Justin Trudeau, tem sido alvo de críticas dos ecologistas nos últimos anos por suas decisões relacionadas ao setor petroleiro, especialmente por ter nacionalizado um oleoduto em 2018. 

Related posts
AngolaEconomia

Angola exportou 391 milhões de barris de petróleo em 2022

Economia

Rússia proíbe fornecimento de petróleo aos países com teto de preço

MoçambiqueSociedade

Elétrica moçambicana perdeu 74 milhões este ano devido ao roubo de energia

Portugal

Preços da eletricidade vão aumentar 3,3% e do gás 3% no próximo ano

Assine nossa Newsletter