Início » Abstenção de Moçambique. Marcelo afirma respeito por posição do país na condenação à Rússia

Abstenção de Moçambique. Marcelo afirma respeito por posição do país na condenação à Rússia

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou, esta quinta-feira, em Maputo que Portugal e Moçambique respeitam os diferentes pontos de vista sobre a guerra na Ucrânia e apoiam as respetivas candidaturas ao Conselho de Segurança da ONU.

Tanto Moçambique como Portugal têm candidaturas a um mandato no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) como membro não permanente, respetivamente, em 2023-2024 e 2027-2028. As eleições realizam-se no ano anterior ao início do mandato.

Em declarações aos jornalistas, após ter sido recebido pelo Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, nas instalações da Presidência da República de Moçambique, Marcelo Rebelo de Sousa referiu que os dois falaram sobre a invasão russa da Ucrânia.

“Olhámos para o mundo e aí respeitámos os pontos de vista de cada qual — sendo certo que há também aí uma convergência, que é o desejo da obtenção o mais rápido possível da paz na Ucrânia”, declarou aos jornalistas, na sua intervenção inicial.

Depois, os dois presidentes foram questionados sobre a abstenção de Moçambique em relação à resolução que a Assembleia Geral da ONU aprovou a 2 de março a condenar a agressão russa contra a Ucrânia — que teve 141 votos a favor, incluindo de Portugal, Brasil, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, 5 votos contra e 35 abstenções — e o impacto que isso poderá ter na sua candidatura ao Conselho de Segurança.

“É bom que fique claro que Portugal apoia a candidatura de Moçambique desde o primeiro momento ao Conselho de Segurança, e que Moçambique apoia a candidatura de Portugal desde o primeiro momento ao Conselho de Segurança”, respondeu o chefe de Estado português.

Marcelo Rebelo de Sousa assinalou que na Assembleia Geral da ONU “Moçambique não votou contra aquilo que foi a posição generalizada da comunidade internacional, absteve-se”, considerando que “isso é uma precisão que é importante fazer”.

Leia mais em TSF

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!