Início » Variante ómicron pode ser o trunfo que faltava a África

Variante ómicron pode ser o trunfo que faltava a África

Nova estirpe é mais transmissível e pode ser uma mais valia na atribuição de imunidade natural à população de países com uma taxa de vacinação mais baixa.

Detetada há pouco mais de um mês na África do Sul, a variante ómicron já é considerada como a que tem a propagação mais rápida da História. A conclusão foi apresentada por Roby Bhattacharyya, especialista em doenças infeciosas do Hospital Geral de Massachusetts, nos EUA, que estimou que um caso de ómicron dá origem a seis casos em quatro dias, 36 em oito dias e 216 em 12 dias, cita o jornal “El País”.

Significa esta estimativa que, em 35 dias, a ómicron poderia atingir 280 mil pessoas, enquanto o sarampo, um vírus altamente transmissível, se ficaria pelas 2.700.

“É o vírus mais explosivo”, refere Anton Erjoreka, diretor do Museu Basco da História da Medicina, ao mesmo jornal, notando que a peste negra, no século XIV, e a cólera, no século XIX, precisaram de anos para se propagarem pelo Mundo.

Aparentemente, os dados podem parecer assustadores, mas o facto da variante se disseminar mais rapidamente pode ser benéfico, e um sinal de que a pandemia está mais perto do fim.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!