Chefe do Governo espanhol inicia visita oficial a Angola - Plataforma Media

Chefe do Governo espanhol inicia visita oficial a Angola

O Presidente do Governo de Espanha, Pedro Sánchez Pérez Castejón, chega hoje à noite a Luanda, para uma visita oficial, a convite do Presidente da República, João Lourenço.

Uma nota da Casa Civil do Presidente da República refere que durante a jornada de trabalho, que decorre ao longo do dia de amanhã, o líder espanhol efectuará visitas a empreendimentos ligados à acção de Espanha em Angola e vai testemunhar à assinatura de diversos instrumentos jurídicos para o reforço da cooperação bilateral, no Palácio Presidencial. O Presidente do Governo de Espanha deixa Luanda amanhã.

Pedro Sánchez considera Angola um país “prioritário” na sua estratégia para aumentar as relações económicas e diplomáticas com África.” Queremos transformar esta década na década de Espanha em África”, salientou o Chefe do Governo espanhol na se-mana passada, acrescentando que “a Espanha está cada vez mais próxima de África e a África cada vez mais próxima de Espanha e também da Europa”.

Na altura Sánchez apresentou o plano “Foco África 2023”, que espera que marque um ponto de viragem nas relações de todo o tipo com o continente africano, a fim de alcançar uma nova parceria estratégica em que Madrid possa liderar a acção da União Europeia com esta parte do mundo.

Luanda é a primeira etapa de uma curta deslocação a África, que levará Pedro Sánchez também ao Senegal, na sexta-feira.

Fonte do Governo espanhol definiu três objectivos que Madrid pretende alcançar com esta deslocação a Angola: melhorar as oportunidades empresariais, estabelecer colaboração diplomática estreita motivada pela posição de Angola no continente e melhorar a cooperação em matéria de segurança e defesa.

Leia mais em Jornal de Angola

Related posts
Cabo VerdeEconomia

Cabo Verde e Espanha avançam para acordo de proteção recíproca de investimentos

LifestyleMundo

Rainha Letizia: Depois de assumir os grisalhos, exibe make up natural

MundoPolítica

Direita triunfa nas eleições de Madrid, um golpe para Sánchez e o Podemos

Portugal

Eurodeputados alertam governos de Portugal e Espanha para caos na fronteira Norte-Galiza

Assine nossa Newsletter