Início Angola Emigração de portugueses para Angola atinge novo mínimo em 2019

Emigração de portugueses para Angola atinge novo mínimo em 2019

Desde 2015 que a entrada de portugueses no país africano está em queda


Foram 1.708 os portugueses que, em 2019, entraram em Angola, segundo os dados dos consulados da República de Angola, tanto em Lisboa e como no Porto, revela um estudo apresentado ontem pelo Observatório da Emigração.

Não estando disponível informação sobre os vistos emitidos pelo consulado de Angola em Faro, este número representa um decréscimo de 31% quando comparado com os valores do ano anterior.

Depois de um máximo de 6.715 entradas em território angolano em 2015, o número de emigrantes portugueses para Angola tem vindo a diminuir significativamente: -42% em 2016, -24% em 2017, -36% em 2018 e -11%% em 2019.

Tudo indica que os números baixos se devem à retoma económica em Portugal e, ao mesmo tempo, se tenham somado os efeitos recessivos da crise dos preços do petróleo sobre o mercado de trabalho angolano da imigração, sentidos com mais intensidade a partir de 2016.

Os valores utilizados neste estudo correspondem à soma dos seguintes tipos de vistos emitidos pelos consulados de Angola em Lisboa e no Porto: privilegiado, trabalho – aquele mais comum -, trabalho por protocolo, fixação de residência e outros, como para estudar ou de permanência temporária.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!