Início » Deus à brasileiro…

Deus à brasileiro…

Paulo Rego

Eduardo Pazuello, ministro brasileiro da Saúde, nesta altura infetado com o novo coronavírus, anunciou na última terça-feira a compra de 46 milhões de doses da CoronoVac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sonivac. Tendo apoiado o consórcio, Bolsonaro garante agora que jamais distribuirá a “vacina chinesa”. Não por razões clínicas, ou de saúde pública; antes para conter a onda de contestação nas redes sociais, lançada por nacionalistas apoiantes do Presidente brasileiro.

Depois da obsessão populista contra o “vírus chinês”, na cola de Trump, Bolsonaro bloqueia a “vacina chinesa”; parceria que soma a energia de produção chinesa com a experiência laboratorial do instituto brasileiro responsável pela produção de 75 por cento do plano nacional de vacinas.

A oposição manda-se ao ar, o Instituto Butantan garante que vai produzir a vacina, seja qual for a opção política, a própria secretaria de Estado da Saúde levanta a voz contra o Presidente, dizendo que “a vacina é brasileira” e espera que o país cumpra o compromisso; com o consórcio produtor – e 24 governadores estaduais que esperam a distribuição por todo o país. 

A presença do coronavírus foi detetada em águas residuais de Espanha, pelo menos seis meses antes do outbrake ter sido anunciado em Wuhan; com dois meses de atraso, segundo a crítica radical norte-americana. Por outro lado, tendo reagido muito primeiro – e drasticamente – à ameaça pandémica, a China está hoje também na linha frente do combate viral, e alinhada nos esforços multilaterais para a produção e distribuição massiva da vacina.

Disparates à parte, há de facto uma notícia relevante: a vacina está mais perto de nós – a passos largos. E se Adão e Eva fossem chineses não havia pecado… Eva teria mordido a serpente.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!