Início » China testou vacinas em 60 mil pessoas “sem efeitos adversos sérios”

China testou vacinas em 60 mil pessoas “sem efeitos adversos sérios”

O gigante asiático está entre os países que registam avanços mais significativos na investigação sobre uma potencial vacina contra a covid-19

Cerca de 60 mil pessoas em vários países receberam vacinas experimentais chinesas contra a covid-19 no âmbito de quatro ensaios clínicos, avançou nesta terça-feira um alto funcionário governamental chinês, assegurando que nenhum voluntário apresentou “efeitos adversos sérios”.

“Os ensaios clínicos de fase 3 das quatro vacinas (chinesas) estão a avançar”, afirmou o sub-diretor do Departamento de Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência e da Tecnologia chinês, Tian Baoguo, em declarações à comunicação social, referindo que cerca de “60 mil voluntários receberam uma” das quatro potenciais vacinas contra a covid-19.

“Os efeitos adversos são comuns e normais numa potencial vacina. Das 60 mil pessoas que receberam a vacina, algumas tiveram efeitos adversos leves, como inchaço na zona da administração da vacina ou febre, mas nenhum efeito secundário sério foi relatado”, assegurou o mesmo alto funcionário governamental.

A fase 3 de testes clínicos é a última fase antes de uma vacina receber a aprovação das autoridades regulatórias.

A China, onde o novo coronavírus (SARS-Cov-2) foi detetado pela primeira vez em dezembro de 2019, praticamente erradicou a epidemia, registando sobretudo casos de infeção importados.

A Comissão de Saúde da China informou hoje que o país diagnosticou 19 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, todos oriundos do exterior.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Plataforma Studio

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!