Início » Xi Jinping agracia “heróis” da Covid-19

Xi Jinping agracia “heróis” da Covid-19

Renomado especialista em doenças respiratórias Zhong Nanshan recebe a Medalha da República. 44 pessoas reconhecidas postumamente pelos seus esforços durante a crise

O presidente da China, Xi Jinping, promoveu uma cerimónia para agraciar, esta terça-feira, “os heróis da pandemia do coronavírus”, declarando que a China “agiu de forma decisiva” para conter o surto dentro das suas fronteiras “num tempo extraordinário”.

Numa cerimónia para apresentar as principais honras nacionais às pessoas responsáveis ​​por liderar as batalhas do país para conter o surto de Covid-19, Xi afrimou que o país alcançou “rapidamente o sucesso inicial na guerra popular contra o coronavírus. Estamos a liderar o mundo na recuperação económica e na luta contra a Covid-19.”

O renomado especialista em doenças respiratórias Zhong Nanshan recebeu a Medalha da República, a mais alta condecoração do país. O general Chen Wei, que está a liderar o trabalho numa das vacinas candidatas, o especialista em medicina tradicional chinesa Zhang Boli e Zhang Dingyu, ex-reitor do Hospital Wuhan Jinyintan, foram designados “Herói do Povo” na cerimónia.

A luxuosa apresentação foi realizada no Grande Salão do Povo e transmitida ao vivo pela emissora estadual CCTV.

Xi Jinping, que também é secretário-geral do Partido Comunista, também enfatizou que o sucesso da China só foi alcançado sob a liderança do partido. Durante a cerimónio nunca mencionou o nome dos Estados Unidos da América, mas fez alusão às acusações de que o presidente dos EUA, Donald Trump, lidou mal com a crise, dizendo que a China agiu rapidamente para conter a ameaça do vírus.

“A China tornou-se na primeira grande economia a retomar o crescimento desde o início da pandemia e está entre os líderes mundiais em controlo da epidemia e recuperação económica”, lembrou Xi. “Estamos a fazer o que podemos para ajudar o mundo diante da enorme pressão sobre nosso próprio controle e prevenção”, acrescentou.

Todos os profissionais médicos estavam a colocar a vida das pessoas em primeiro lugar, disse Zhong Nanshan após receber a Medalha da República. “Não devemos baixar a guarda e devemos terminar a batalha”, relembrou ainda no seu discurso de agradecimento.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!