Wang Yi diz que China e UE estão perto de alcançar um acordo

Wang Yi diz que China e UE estão perto de alcançar um acordo

China e União Europeia estão perto de um acordo de investimento, que poderá ser alcançado até o final deste ano, disse o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, em Paris.

“Temos a possibilidade de concluir um acordo até o final do ano. Cada um de nós precisa de dar um passo em direção ao outro”, assinalou o governante durante uma conferência organizada pelo Instituto Francês de Relações Internacionais (IFRI).

Especialistas chineses e europeus trabalham há sete anos num acordo para proteger os investimentos estrangeiros, reforçar o respeito pelos direitos autorais intelectuais, acabar com as obrigações de transferência de tecnologia e com os subsídios para as empresas públicas chinesas.

Wang está a fazer um périplo por diferentes capitais europeias para fortalecer os laços entre Pequim e a UE, num momento em que as relações com os EUA continuam tensas. O responsável pela política externa de Pequim defendeu que a Europa e a China têm a responsabilidade de trabalhar por “um mundo mais estável”, o qual beneficiaria de um acordo que está a ser preparado há vários anos.

Em junho, a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que os trabalhos à volta de um acordo entre a China e a União Europeia tinha-se “tornado difícil” e deixou um alerta: “Precisamos de mais ambição por parte da China para fechar um acordo até o final do ano”.

Bruxelas pediu a Pequim que remova as barreiras existentes que impedem o acesso ao mercado chinês de exportadores e investidores da UE, enquanto os dois blocos trabalham num acordo de investimento.

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Related posts
MundoPolítica

Ocidente alerta para 'graves consequências' em caso de agressão à Ucrânia

MundoSociedade

Áustria é o primeiro país da UE a adotar vacinação obrigatória

ChinaEconomia

Associação Comercial apela ao investimento na Grande Baía

MundoPolítica

Quase 200 mil migrantes chegaram à UE em 2021

Assine nossa Newsletter