Início » Queimadas na Amazónia levaram a um aumento de 65% de internamentos hospitalares

Queimadas na Amazónia levaram a um aumento de 65% de internamentos hospitalares

Ana Carolina Amaral

O estudo atribuiu 2.195 internamentos hospitalares por doenças respiratórias em 2019 à poluição causada pelas queimadas nos estados da Amazónia

A intensificação das queimadas em agosto de 2019 levou a um aumento de 65% das internações hospitalares na Amazônia, segundo estudo divulgado nesta quarta-feira (26).

A partir de dados oficiais de saúde e meio ambiente e entrevistas com profissionais que atuam na região, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e a Human Rights Watch produziram um “raio-X” sobre a relação entre queimadas e internações hospitalares, com análises e recomendações para gestores públicos.

O estudo atribuiu 2.195 internações hospitalares por doenças respiratórias em 2019 à poluição causada pelas queimadas nos estados da Amazônia. Quase 500 internações envolveram crianças com menos de um ano de idade, e mais de 1.000 delas foram de pessoas com mais de 60 anos.

Os dados do último ano reforçam a preocupação sobre o colapso do sistema de saúde durante a pandemia enfrentada atualmente.

Leia mais em Folha de S.Paulo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!