Início » Especialistas defendem intervenção urgente em Cabo Delgado

Especialistas defendem intervenção urgente em Cabo Delgado

Plataforma com Lusa

Especialistas do Instituto de Estudos de Segurança (ISS), da África do Sul, defendem uma intervenção “urgente” da SADC e da União Africana para travar a insurgência na província de Cabo Delgado

Os investigadores do Instituto de Estudos de Segurança (ISS) na África do Sul, Liesl Louw-Vaudran e Martin Ewi, defendem que “a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e a União Africana (UA) deveriam ajudar urgentemente Moçambique a travar a insurreição violenta na província de Cabo Delgado e levar ajuda a milhares de pessoas em extrema necessidade”.

Os líderes da SADC reúnem-se para a sua 40.ª cimeira anual, na próxima segunda-feira, altura em que a Tanzânia entregará a presidência rotativa da organização a Moçambique.

Os dois investigadores defendem, por isso, que a violência em Cabo Delgado deve ser “uma prioridade” desta cimeira, depois de não ter sido alcançado qualquer acordo sobre o papel da SADC neste conflito na reunião da ‘troika’ “política, defesa e segurança” da organização, realizada em maio.

“A próxima cimeira da SADC é uma oportunidade crucial para tomar medidas decisivas para ajudar a pôr fim à crise”, reforçaram os investigadores, defendendo que a organização deveria invocar o Pacto de Defesa Mútuo e “implementar a sua estratégia antiterrorista de 2015 para ajudar a combater a insurreição no norte do país e evitar um alastramento para a região”. 

“Não se deve esperar que Moçambique enfrente sozinho uma potencial ameaça regional de segurança desta gravidade. Como membro da SADC e da UA, pode recorrer ao apoio regional e continental”, sublinharam. 

Relativamente à União Africana, sustentam a necessidade de inscrever esta crise na agenda mensal do Conselho de Paz e Segurança, bem como o empenho da organização na mobilização de apoio internacional dos parceiros de desenvolvimento e das instituições internacionais.

Liesl Louw-Vaudran e Martin Ewi assinalam que Moçambique é Estado parte de 15 das 19 convenções e protocolos internacionais contra o terrorismo, e da Convenção da UA sobre a Prevenção e Combate ao Terrorismo, instrumentos que preveem a assistência da comunidade internacional.

“A situação de segurança no norte de Moçambique está a deteriorar-se a um ritmo alarmante. Os ataques de extremistas violentos já ceifaram mais de 1.000 vidas e deslocaram 250.000 pessoas desde outubro de 2017. As infraestruturas foram destruídas e os cidadãos privados dos seus meios de subsistência”, recordaram.

 De acordo com os peritos do ISS, o número de incidentes violentos na região “aumentou dramaticamente” este ano, forçando as populações a abandonarem as suas casas. 

“Se não for controlada, é provável que a insurreição cresça e se espalhe para os países vizinhos. A segurança humana na região pode deteriorar-se ainda mais, como se viu noutras partes de África, como o Sahel, o Corno de África e a bacia do Lago Chade”, advertiram.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!