Início » Secreta americana diz que China aumenta pressão para Trump perder eleições

Secreta americana diz que China aumenta pressão para Trump perder eleições

Pequim prefere que Donald Trump, considerado um personagem “imprevisível”, perca a reeleição nas presidenciais americanas de novembro. Nesse sentido, “incrementou os seus esforços de ingerência” na votação, avaliaram os serviços de Inteligência dos Estados Unidos

“Avaliamos que a China prefere que o Presidente Trump, considerado por Pequim como imprevisível, não ganhe as eleições”, disse William Evanina, diretor do Centro Nacional de Contrainteligência e Segurança (NCSC). 

“A China tem vindo a expandir os seus esforços de influência antes de novembro de 2020 para delinear o ambiente político nos Estados Unidos, pressionando figuras políticas que considera opostas aos interesses de Pequim e desviando as críticas à China”, afirmou o responsável pela agência secreta. “Pequim reconhece que todos esses esforços podem afetar a campanha presidencial nos Estados Unidos”.

Trump, por sua vez, mostrou satisfação com o alerta recebido. “A China adoraria que tivéssemos uma eleição em que Donald Trump perdesse para o sonolento Joe Biden“, declarou o Presidente norte-americano a jornalistas. “Eles sonham com isso. Tornar-se-iam os donos de nosso país”.

Mas há outros países na corrida para interferir com as presidenciais norte-americanas. Segundo William Evanina, também o Irão está a espalhar desinformação nas redes sociais para dividir o país e afetar Trump, enquanto a Rússia interfere para prejudicar a campanha de seu oponente democrata, Joe Biden. 

“A Rússia está a usar uma série de medidas para difamar o ex-vice-presidente Biden, que considera um ‘establishment’ anti-russo”, explicou Evanina. “Isso é consistente com as críticas públicas que Moscovo fez dele quando era vice-presidente pelo seu papel nas políticas em relação à Ucrânia durante o governo Obama e seu apoio à oposição anti-Putin na Rússia”.

Evanina, alto-funcionário de inteligência que monitoriza as ameaças eleitorais, não entrou em mais detalhes sobre a interferência externa.

A inteligência americana descobriu que uma intensa campanha de hackers e nas redes sociais, liderada pela Rússia em 2016, ajudou Trump a vencer a democrata Hillary Clinton. 

“Os esforços estrangeiros para influenciar ou interferir em nossas eleições são uma ameaça direta à estrutura de nossa democracia”, concluiu Evanina. 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!