Início » Saída dos EUA da OMS prejudica luta global contra COVID-19, diz porta-voz

Saída dos EUA da OMS prejudica luta global contra COVID-19, diz porta-voz

A saída oficial dos Estados Unidos da Organização Mundial da Saúde (OMS) é uma medida que prejudica a luta global contra a COVID-19, disse na quarta-feira um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China.

O porta-voz, Zhao Lijian, fez as observações em uma coletiva de imprensa quando solicitado a comentar um relatório que disse que os Estados Unidos apresentaram na terça-feira formalmente sua notificação de retirada da OMS ao secretário-geral da ONU, António Guterres.

“Essa medida revelou mais uma vez a busca do unilateralismo dos EUA como desistente habitual”, disse Zhao. Desde o surto da COVID-19, a OMS, como a instituição com maior autoridade e mais profissional em segurança da saúde pública global, tem desempenhado um papel central de coordenação, essencial na resposta global à pandemia, disse Zhao.

A batalha contra a COVID-19 está atualmente em um momento crítico. Apoiar a OMS é apoiar a cooperação antipandêmica global e o ato de salvar vidas, disse ele, acrescentando que a retirada dos EUA da OMS prejudicou o esforço internacional para combater o vírus e afetou negativamente os países em desenvolvimento que precisam de apoio internacional urgente.

“Instamos o lado norte-americano a cumprir com seriedade seus deveres e obrigações internacionais como um país importante.

Também pedimos à comunidade internacional que consolide ainda mais o consenso de endossar o multilateralismo, aumente o apoio à OMS e proteja conjuntamente a segurança global da saúde pública”, ele disse.

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!