Início » Covid-19 e estudos de opinião

Covid-19 e estudos de opinião

Muitas regiões do mundo e alguns Estados decretaram o estado de emergência devido à atual situação de saúde pública ocasionada pela epidemia Covid-19, classificada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde. O estado de emergência declarado e a atual crise de saúde pública condicionam profundamente o dia-a-dia dos cidadãos, alterando as rotinas habituais, as dinâmicas familiares, as atividades profissionais e afetando a saúde física e mental.

Estudos de opinião recentemente divulgados revelam um significativo impacto psicológico, com os inquiridos a demonstrar preocupação com a situação, adquirindo equipamentos de proteção ou adotando comportamentos profiláticos.

A literatura científica relata efeitos psicológicos negativos associados à quarentena, incluindo stress, confusão e raiva, medo de infeção, frustração, tédio e outros como provisões inadequadas, falta de informação e perda financeira, sugerindo ainda efeitos negativos prolongados como o trauma psicológico. Estes têm consequências ao nível da adesão aos comportamentos de saúde, condicionando a resposta da população e o cumprimento das orientações.

Para potenciar a adesão às orientações atuais, os agentes de saúde pública devem adotar práticas informativas que enfatizem o benefício percebido das medidas recomendadas e as normas sociais, garantindo, simultaneamente, que a população (e, em especial, os grupos de risco) têm acesso facilitado a alimentação, medicamentos e outros produtos essenciais.

Por tudo o atrás mencionado consideramos imperativo auscultar a população, avaliando aprofundadamente a adesão às orientações de saúde, o impacto na vida dos cidadãos, ao nível psicológico e financeiro, bem como as eventuais necessidades não supridas.

Também no setor privado e, face às mudanças generalizadas de comportamento, devem as empresas auscultar os seus públicos internos e externos para melhor perceberem as necessidades atuais bem como a satisfação dos clientes em ambiente de pandemia.

Empresas como a domp estão a dar um contributo importante, realizando estudos de opinião que forneçam informação relevante para a tomada de decisão dos organismos públicos e das empresas.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!