Início » O vírus não tem cor a xenofobia tem

O vírus não tem cor a xenofobia tem

A história nestas páginas toca-nos fundo. Jovens de Macau que buscam conhecimento, perseguem sonhos, ligam a Região a Portugal… sentem na pele o que não tem perdão. A saúde está em perigo, a economia de rastos… Urge ter cuidados individuais e coletivos, prevenir; por vezes, até, isolar cidades e regiões. Mas olhar para o “outro” como se o demónio tivesse raça; pensar que nos livramos uns dos outros, não é só ignorância – é o pior que nos pode acontecer. 

O Covid-19 rebentou na China – onde muita coisa tem de mudar – mas arrasa o Irão, o norte de Itália… ameaça mais de 40 países, incluindo Portugal, onde os infetados não são chineses. A gripe A (H1N1) começou no México, o Zica no Brasil, o Ebola em África… outros virão, sabe-se lá de onde.

A deriva xenófoba, idiota, contamina a civilização: contra os chineses, os emigrantes, os negros, os mexicanos… as campanhas de desinformação cavalgam agora o Covid-19. O medo de contágio existe – e justifica-se. Mas está em todo o lado: no cão, no gato, no vizinho, no amor… O ódio faz parte do problema – não da solução. A crise de saúde pública – e suas consequências económicas – tem de ser enfrentada por todos; juntos, com rigor, bom senso, e memória. Derivas xenófobas, no passado, acabaram em guerras. Esta luta é de todos contra o vírus – não de uns contra os outros. Se assim for ganha o bicho, mesmo sendo erradicado. Porque todos perdemos, seja qual for a cor que ilude o que cada um de nós é.

Imagine-se que a China, quando injetar as reservas financeiras para sair da crise, está sentida com outros povos e lhes vira as costas; imagina-se que uma família portuguesa é infetada em Macau e a comunidade chinesa olha de lado… Estes miúdos que se queixam são nossos: chineses ou macaenses, são daqui, são da História de Portugal, são de todos nós. Como são todos os outros. A crise é grave, o perigo existe. Mas perder o juízo, a paz de espírito, o rigor científico… mata a melhor hipótese que temos: estarmos unidos contra a ameaça. 

Paul Rego 06.03.2020

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website