Início » Obrigado

Obrigado

O sublime semiólogo italiano Umberto Eco dizia (escrevia) que um texto é, por natureza, sempre incompleto, porque, contendo o subtexto, o não-dito, pressupõe um destinatário: o leitor, raison d’être do nosso ofício. Um editorial é, a este respeito, um exercício desafiante. Trata-se de um privilégio que procurei usar para partilhar posicionamentos, valores e reflexões que terão espelhado, de certo modo, a identidade deste projeto e o Espírito deste tempo. Quando assinei o primeiro editorial neste jornal, a 23 de fevereiro de 2018, citava a frase celebremente atribuída a Lao Zi: “Uma viagem de muitos quilómetros começa por um passo”. Nestas 105 semanas foram dados outros tantos passos, num caminho só possível através do trabalho de equipa, solidário que me encheu a alma. É por isso que, mais do que nunca, sinto neste último editorial que escrevo como diretor do jornal a tal angústia do escriba perante a página em branco.

Só me ocorre expressar sonoramente a minha gratidão. Primeiramente ao Paulo Rego, a grande alma e mente por detrás deste projeto, pela oportunidade única, apoio e confiança que em mim depositou. Ao longo destes dois anos, participei num projeto que foi crescendo, diversificando-se e ganhando relevância transcontinental e transoceânica. Em segundo lugar, a todos os camaradas e amigos com quem tive a honra de trabalhar– a magnífica equipa sino-lusófona do Plataforma e colaboradores – com quem muito aprendi e com quem reforcei e forjei laços de amizade. Não posso deixar também, aqui, de expressar uma palavra especial de gratidão à Catarina Brites Soares e ao António Bilrero – editores, que foram meus incansáveis braços direitos no jornal – à Alexandra Lemos, administradora do Plataforma e ao editor sénior David Chan..

Este caminho teve também como resultado feliz a criação do jornal online Plataforma Media, que além de Macau inclui uma redação em Lisboa – liderada pelo Pedro Tadeu- a quem também muito agradeço o empenho e profissionalismo. Esta viagem cruzou mares e levou-me perto do jornalismo de expressão portuguesa com destaque para Portugal, Brasil, Angola e Macau. Tudo isto foi permitido e potenciado pela pertença ao Grupo Global Media onde conheci e trabalhei com profissionais de primeira água.

Encerro este capítulo e inicio uma nova fase na minha vida com orgulho por ter feito parte desta família e a certeza de que o Plataforma rasgará novos horizontes. Manterei laços com este projeto que tanto estimo, pelo que não irão estranhar se me continuarem a encontrar noutras páginas deste jornal.

Por fim, perante o dito e o não-dito, aos leitores – que preenchem e completam o sentido desta nossa vida – muito obrigado!

José Carlos Matias 06.03.2020

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!