Início » China e Rússia defendem desanuviamento no Médio Oriente

China e Rússia defendem desanuviamento no Médio Oriente

Pequim diz estar disponível para coordenar com Moscovo, no Conselho de Segurança da ONU, esforços para travar a escalada na região

Xinhua

A China está disposta a continuar a trabalhar com a Rússia no quadro do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), a manter uma comunicação atempada sobre questões de maior relevância e a envidar esforços conjuntos para ajudar a reduzir a tensão no Médio Oriente, salvaguardar a paz e a estabilidade regionais e defender a segurança comum a nível mundial, afirmou no domingo o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Wang Yi.

Wang, que é também membro do Politburo do Comité Central do Partido Comunista da China, fez estas declarações durante uma conversa telefónica com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov.

A China e a Rússia, enquanto membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU, devem defender a equidade e a justiça em matérias de princípio, adotar uma abordagem objetiva e equilibrada e procurar maior compreensão e apoio da comunidade internacional, afirmou Wang.

Leia também: Trump ameaça intensificar ataques ao Irão; Teerão diz ter abatido caça F-35

Sublinhando que a China tem defendido de forma consistente a resolução dos focos de tensão internacionais e regionais através do diálogo e da negociação, Wang disse que a situação no Médio Oriente continua a agravar-se, que as hostilidades prosseguem em escalada e que a solução de fundo para garantir a navegação no Estreito de Ormuz passa por alcançar rapidamente um cessar-fogo e pôr termo à guerra.

Por seu lado, Lavrov afirmou que a Rússia acompanha com grande preocupação a escalada contínua das tensões no Médio Oriente.

Relativamente ao conflito em curso e à questão do Estreito de Ormuz, Lavrov afirmou que a Rússia considera que as operações militares devem cessar de imediato e que os esforços devem regressar à via de uma solução política e diplomática para atacar as causas profundas do conflito, devendo o Conselho de Segurança da ONU desempenhar, nesse contexto, um papel construtivo.

A Rússia está pronta para manter uma comunicação e coordenação estreitas com a China e continuar a desenvolver esforços e a fazer ouvir a sua voz em apoio de um cessar-fogo e do fim da guerra, acrescentou.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!

Uh-oh! It looks like you're using an ad blocker.

Our website relies on ads to provide free content and sustain our operations. By turning off your ad blocker, you help support us and ensure we can continue offering valuable content without any cost to you.

We truly appreciate your understanding and support. Thank you for considering disabling your ad blocker for this website