Início » Ursula von der Leyen: “Ataque de Israel em Rafah seria inaceitável”

Ursula von der Leyen: “Ataque de Israel em Rafah seria inaceitável”

Debate entre candidatos à presidência da Comissão Europeia aqueceu em torno do tema da defesa e da política externa, incluindo a imigração. Atual líder da Comissão, que se recandidata pelo PPE (centro-direita) deixou aviso a Benjamin Netanyahu, ainda que tenha recusado "linhas vermelhas".

Os oito candidatos a presidente da Comissão Europeia juntaram-se, esta segunda-feira, na cidade de Maastricht, para o único debate no âmbito das eleições para o Parlamento Europeu. A discussão aqueceu quando se falou de política externa e defesa.

E a favorita, Ursula von der Leyen, deixou um alerta relativamente à guerra em Gaza: seria “completamente inaceitável” que Israel atacasse Rafah, a cidade junto à fronteira com o Egipto que abriga centenas de milhares de refugiados palestinianos, fugidos dos bombardeamentos a norte. A acontecer, a União Europeia teria de atuar, disse, ainda que sem se comprometer com sanções em concreto.

A guerra no Médio Oriente foi levada para o debate pelo candidato da Esquerda Europeia (grupo que inclui os eurodeputados do BE e do PCP), depois de uma fase inicial de discussão do tema da segurança e da defesa mais centrada na invasão da Rússia à Ucrânia.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!