Início » “A solução dois Estados está morta, é preciso lutar por um país para dois povos com os mesmos direitos”

Entrevista com Nadia Naser-Najjab, uma académica palestiniana, professora de Estudos Palestinianos no Instituto de Estudos Árabes e Islâmicos na Universidade de Exeter, no Reino Unido.

O ataque do Hamas na Faixa de Gaza aconteceu há exatamente sete meses. Provocou mais de 1200 mortos israelitas, há mais de uma centena ainda em cativeiro, levados para a Faixa de Gaza que entretanto foi ocupada pelo exército israelita que já terá provocado a morte a cerca de 35 mil pessoas.

Nadia Naser-Najjab é uma académica palestiniana, professora de Estudos Palestinianos no Instituto de Estudos Árabes e Islâmicos, na Universidade de Exeter, no Reino Unido. Entrevistada esta tarde no ISCTE, em Lisboa, manifesta à TSF sérias dúvidas quanto à possibilidade, nesta altura, de um acordo sério que traga a paz aos palestinianos. E aponta o dedo à colonização israelita.

“A minha experiência com estes acordos é que, historicamente falando, Israel usa os acordos para prosseguir com o projeto colonial, como fez em Oslo. Qual foi o resultado de Oslo? A terra foi fragmentada, a divisão perpetuou-se e Israel continuou a construir colonatos na Cisjordânia, construiu o muro.”

Leia mais em TSF

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!