Início » Acampamentos nacionais e educação patriótica

Acampamentos nacionais e educação patriótica

O diretor dos Serviços de Educação e de Desenvolvimento da Juventude (DSEDJ), Kong Chi Meng, em resposta à interpelação escrita do deputado Ngan Iek Hang, revelou que, em consonância com a Lei da Educação Patriótica da República Popular da China, a DSEDJ irá reforçar os elementos do amor à Pátria e a Macau nos currículos escolares. Planeia também lançar um “Campo de Educação Patriótica” para os alunos do primeiro ano do terceiro ciclo, no ano letivo de 2024/25. Para melhorar a compreensão sobre o desenvolvimento do país e de Macau, será ainda organizada uma visita à Zona de Cooperação Aprofundada em Hengqin.

De acordo com o Governo, o amor à Pátria e a Macau é promovido a diferentes níveis. O reforço do patriotismo nos jovens estudantes está identificado como fundamental no planeamento da educação e na política de juventude. A DSEDJ implementou regulamentos curriculares para permitir que os alunos aprendam sistematicamente o amor à Pátria e a Macau, através das disciplinas de “Ética e Cidadania”, “Estudos Gerais” e “História”. Para apoiar as escolas, o Governo publicou materiais didáticos relativos a essas disciplinas, e sobre a Constituição e Lei Básica. Entretanto, foi iniciada a revisão do “quadro da organização curricular da educação regular do regime escolar local” e das “exigências das competências académicas básicas” para as disciplinas de “Caráter e Cidadania”, “Estudos Gerais”, “História” e “Geografia”.

Kong Chi Meng referiu para enriquecer os recursos educativos sobre amor à Pátria e a Macau, a DSEDJ trabalha com organizações profissionais para desenvolver materiais didáticos suplementares sobre “Educação sobre a Segurança Nacional”, que deverão ser lançados no ano letivo de 2024/25.

O reforço do patriotismo nos jovens estudantes é identificado pelo Governo de Macau como fundamental
no planeamento da educação e na política de juventude

A fim de melhor divulgar a implementação bem-sucedida do princípio “Um País, Dois Sistemas”, a Universidade de Macau organiza, desde 2022, cursos de formação sobre a Constituição da China e a Lei Básica da RAEM, com o objetivo de formar embaixadores para a promoção das leis. Também organiza grupos de estudo, reforçando a educação patriótica em diferentes tipos de atividades. No ano passado, a Universidade Politécnica de Macau criou a base de estudos “Um País, Dois Sistemas” e organizou o Campo de Estudos “Um País, Dois Sistemas”, promovendo o intercâmbio bidirecional entre os estudantes de Macau e do Interior da China, para fomentar o espírito do amor à Pátria e a Macau.

Desde 2021, a Base da Educação do Amor pela Pátria e por Macau para Jovens tem lançado programas para instituições de ensino e organizações juvenis. Ao permitir que escolas, instituições de ensino e organizações juvenis planeiem diferentes percursos de aprendizagem, a DSEDJ ajuda os estudantes e os jovens a aprender mais sobre a História e o desenvolvimento social da China e de Macau. No final do ano passado, o programa contava com cerca de 23.000 participantes. A DSEDJ irá ainda coordenar e planear com a Direcção dos Serviços de Turismo a consolidação de recursos para apoiar os estudos na área do turismo.

A fim de capitalizar os importantes marcos do 75.º Aniversário da República Popular da China, e do 25.º Aniversário da transferência de soberania em Macau, serão aumentados os pontos de aprendizagem e ajustados os conteúdos, de modo a aprofundar a compreensão dos estudantes e dos jovens sobre Macau e o país.

Artigo publicado no âmbito da parceria com o Macau Daily News

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!