Início » BOC Macau lidera megafusão na indústria do papel

BOC Macau lidera megafusão na indústria do papel

Com apoio e orientação da sede do Banco da China, o BOC Macau liderou recentemente, com sucesso, a formação de um consórcio offshore para fusões e aquisições, que financiou com cerca de 15 mil milhões de renminbis a fusão da Vinda International - empresa cotada em Hong Kong - com a Golden Eagle Group de Singapura. A estratégia destina-se a aproveitar os pontos fortes e as capacidades profissionais de ambas as empresas, tendo os fundos libertados a 15 de março.

De acordo com o BOC Macau, esta é uma das maiores e mais influentes operações de fusão e aquisição dos últimos anos, no mercado da Ásia-Pacífico, no valor total de 28.3 mil milhões de dólares de Hong Kong. E é já a maior transação na indústria de produção de papel na China, prevendo-se que possa ser a maior operação de fusão e aquisição de produtos de grande consumo na Ásia-Pacífico em 2024.

O Golden Eagle Group de Singapura é um conglomerado industrial integrado, com intervenção diversificada em todo o mundo, e o maior produtor mundial de pasta de papel para dissolução; enquanto a Vinda International é o principal fabricante de papel para uso doméstico na China, onde detém a maior quota de mercado. A fusão reunirá os grupos a montante e a jusante da indústria do papel para reforçar a sua competitividade no mercado do papel da Ásia-Pacífico.

Uma das maiores e mais influentes operações de fusão e aquisição dos últimos anos, no mercado da Ásia-Pacífico, no valor total de 28.3 mil milhões de dólares de Hong Kong

Tratando-se de uma das transações mais relevantes no setor dos bens de consumo, a plataforma financeira do BOC Macau, tirando partido dos seus conhecimentos e experiência, foi nomeada com êxito pelo Golden Eagle Group como banco líder do consórcio que financiou a operação. O banco atuou, simultaneamente, como agente do consórcio, agente de documentação e agente de garantias, prestando serviços financeiros abrangentes e profissionais na conceção das condições de financiamento, coordenação do consórcio e negociação de derivados. No atual contexto de recessão do comércio e do investimento a nível mundial, a fusão e aquisição do consórcio atraiu a atenção generalizada do setor, tendo sido subscritas quase quatro vezes mais ações do que o necessário.

A plataforma financeira coordena grandes bancos estatais e bancos comerciais de capital aberto, com dez instituições oriundas de toda a região, abrangendo Hong Kong, Macau, Guangdong e outras cidades da área da Grande Baía. O projeto de financiamento foi bem-sucedido, graças à plataforma financeira especializada em ajudar as grandes multinacionais a desenvolverem-se na China. A plataforma proporciona condições financeiras para a “importação” de capital estrangeiro de qualidade e promove o desenvolvimento próspero da economia chinesa, com a sua força financeira. Também injeta vitalidade financeira no mercado offshore de RMB, facilita a internacionalização do RMB e promove o desenvolvimento dos serviços financeiros modernos de Macau, o que está em consonância com o elevado nível de liberalização e desenvolvimento de alta qualidade da China.

Artigo publicado no âmbito da parceria com o Macau Daily News

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!