Início » Carregamento por QR chega aos veículos elétricos em Macau

Carregamento por QR chega aos veículos elétricos em Macau

O Governo vai lançar um novo modelo inteligente de carregamento para ciclomotores e motociclos elétricos, baseado na leitura de códigos QR, com o objetivo de reforçar a segurança e a conveniência do sistema

Plataforma - Macau

A solução, desenvolvida em articulação com a Companhia de Electricidade de Macau (CEM), permite aos utilizadores iniciar o carregamento através da aplicação móvel da empresa, bastando digitalizar o código QR junto à tomada elétrica. O sistema inclui monitorização de tensão, corrente e temperatura, e permite acompanhar em tempo real o estado do carregamento e a disponibilidade de postos.

O modelo entra em fase experimental generalizada a partir das 10h00 do dia 20 de abril, nos lugares de carregamento existentes em parques de estacionamento públicos. Antes disso, foram realizadas sessões de apresentação ao setor automóvel e demonstrações práticas em vários parques, para familiarizar os utilizadores com o novo sistema.

Leia também: Novos postos de super-carregamento de veículos elétricos no Cotai em 2026

Atualmente, Macau dispõe de 946 lugares de carregamento para ciclomotores e motociclos elétricos, distribuídos por 57 parques públicos, todos equipados com tomadas compatíveis com padrões britânico e nacional. Foram também instalados armários de troca de baterias em sete zonas da cidade.

O Governo indica que continuará a reforçar as infraestruturas de carregamento e substituição de baterias, acompanhando a evolução da mobilidade elétrica e procurando melhorar a experiência dos utilizadores.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!