Início » Turismo nunca esteve tão caro

Turismo nunca esteve tão caro

Macau registou o índice de preços turísticos mais elevado de sempre em 2023. Nunca foi tão caro fazer turismo na cidade.

Guilherme Rego

O ano de 2023 terminou com um índice de preços turísticos (IPT) acima de 141, algo sem precedentes. Antes de 2023, o ano mais caro para fazer turismo em Macau foi 2014, quando o IPT geral chegou aos 139,60. A questão é que a inflação dos preços turísticos não mostra sinais de abrandamento; muito pelo contrário, já que o IPT foi aumentando de trimestre em trimestre, com o quarto trimestre a terminar em 150,47 – o único acima da média anual. Contudo, é preciso ter em conta que durante este período celebraram-se os feriados da implantação da República Popular da China e o Grande Prémio, por exemplo.

A grande maioria das áreas contabilizadas quebraram recordes: produtos alimentares, bebidas alcoólicas e tabaco; restauração; medicamentos e bens de uso pessoal; divertimentos e atividades culturais; e bens diversos nunca foram tão caros.

Apesar do IPT do alojamento em hotéis em 2023 (147,39) não ser o mais alto de sempre – o recorde foi atingido em 2014 (169,52) -, não é essa a realidade se olharmos apenas para o quarto trimestre do ano, altura em que o IPT do alojamento atingiu 174,76 – crescimento de 19,82 por cento face ao trimestre transato.

Os únicos que parecem ainda estar longe de atingir o recorde de preços são o vestuário e calçado (104,98) e os transportes e comunicações (103,67), mas também subiram no quarto trimestre do ano.

Face ao trimestre transato, o IPT cresceu 6,59 por cento. Em comparação com 2022, subiu 21,53 por cento, principalmente devido à ascensão de preços dos quartos de hotéis, do vestuário, dos serviços de restauração e dos pastéis e doces.

O IPT reflete a variação de preços dos bens e serviços adquiridos pelos visitantes em Macau. As secções do IPT de bens e serviços baseiam-se na estrutura de consumo dos visitantes.

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!