Início » Portugal desce aos -9 Cº. Alterações climáticas em causa

Portugal desce aos -9 Cº. Alterações climáticas em causa

Esta semana o país vai tremer com temperaturas muito baixas mesmo onde não é habitual. A culpa é da “corrente de jacto”. Quinta-feira, 11, será o dia mais frio com temperaturas negativas em vários distritos.

O ar frio e seco do Ártico está a descer para latitudes mais baixas e vai chegar a Portugal esta semana. “Há uma tendência para que a ‘corrente de jacto’, que são ventos muito fortes que ocorrem a cerca de 11 quilómetros de altitude, chegue à Península Ibérica. Quando essa ‘corrente de jacto’ vem para sul traz ar polar até latitudes mais baixas. Éo que está a acontecer”, explica Filipe Duarte Santos, geofísico e antigo presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O resultado já está à vista um pouco por toda a Europa. Na Noruega, a temperatura desceu, no sábado, 6, abaixo dos -30ºC mas a sensação térmica era de -37ºC. Na Suécia foi registado um recorde de baixa temperatura, com -43,6ºC, na quarta-feira, 3. Em Portugal, a semana vai começar com temperaturas muito baixas mas o dia mais frio será quinta-feira, 11, com vários distritos do Continente a descerem a temperaturas negativas. O valor mais baixo, segundo as previsões do IPMA, ocorrerá na Torre, na Serra da Estrela, com -9ºC. “Estas temperaturas baixas resultam de uma invasão de ar frio e seco que vem do Ártico, das zonas de latitudes elevadas do hemisfério norte. Devido a essa ‘corrente de jacto’ estar muito para baixo, essas temperaturas chegam até à Península Ibérica e até ao Norte de África”, avisa Filipe Duarte Santos.

Leia mais em Diário de Notícias

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!