Início » China abre a sua mais rápida ferrovia de alta velocidade sobre o mar ao longo do Estreito de Taiwan

China abre a sua mais rápida ferrovia de alta velocidade sobre o mar ao longo do Estreito de Taiwan

A mais rápida ferrovia de alta velocidade sobre o mar da China começou a operar nesta quinta-feira, com trens correndo a uma velocidade máxima de 350 km/h ao longo da costa oeste do Estreito de Taiwan.

Um trem-bala Fuxing G9801 partiu de Fuzhou, capital da Província de Fujian, no leste da China, às 9h15, marcando a abertura da ferrovia de alta velocidade Fuzhou-Xiamen-Zhangzhou, de 277 km.

Esta é a primeira ferrovia de alta velocidade sobre o mar da China com uma velocidade projetada chegando a 350 km/h, segundo o China State Railway Group, o operador ferroviário do país.

Com paradas nas cidades de Fuzhou, Putian, Quanzhou, Xiamen e Zhangzhou, a ferrovia é o mais recente megaprojeto de infraestrutura lançado para aumentar a conectividade em Fujian, cujas opções e eficiência de transporte são limitadas por seu terreno montanhoso há muito tempo.

A nova ferrovia reduz o tempo de viagem entre Fuzhou e Xiamen, um centro econômico e ponto turístico da província, para pouco menos de uma hora. A viagem de trem mais rápida costumava levar cerca de 1 hora e 20 minutos.

A ferrovia possui uma vista deslumbrante com 19,9 km de trilhos construídos sobre o mar. Ela atravessa três baías – Baía de Quanzhou, Baía de Meizhou e Baía de Anhai – através de pontes que os engenheiros disseram ser extraordinariamente difíceis de construir.

Um comboio Fuxing G9801 partiu de Fuzhou, capital da Província de Fujian, no leste da China, às 9h15, marcando a abertura da ferrovia de alta velocidade Fuzhou-Xiamen-Zhangzhou, de 277 km.

“Esta linha ferroviária tem quase todos os desafios encontrados durante a construção de projetos ferroviários de alta velocidade anteriores”, disse Li Pingzhuo, gerente de projeto da China Railway Siyuan Survey and Design Group, a empresa que projetou a ferrovia.

A construção das três pontes venceu com sucesso os desafios impostos por ventos fortes, ondas altas, águas profundas e a natureza corrosiva do ambiente marinho, explicou Li, acrescentando que a ferrovia foi fortificada contra terremotos ao passar por uma área com alto risco sísmico.

Esta ferrovia é a mais recente grande adição à extensa rede ferroviária de alta velocidade da China. Em 2022, o país tinha 42.000 km de ferrovias de alta velocidade operacionais, ocupando o primeiro lugar no mundo. E a extensão que operava regularmente a 350 km por hora se aproximava de 3.200 km em junho de 2022.

Uma circular anterior emitida pelo Comitê Central do Partido Comunista da China e pelo Conselho de Estado neste mês designou Fujian como uma zona de demonstração para o desenvolvimento integrado através do Estreito, com o objetivo de facilitar uma melhor conectividade e integração com Taiwan.

Cong Liang, vice-chefe da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, afirmou que uma rede de transporte multidimensional integrada foi construída em Fujian, tornando tecnicamente possível construir uma passagem de transporte de alta velocidade ligando a província com Taiwan.

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!