A Sputnik está suspensa no território da União Europeia desde março de 2022, devido à invasão da Ucrânia pela Rússia.
O acordo, assinado na quinta-feira por representantes das duas agências noticiosas, durante uma videoconferência, vai permitir a criação de um portal em língua russa da Tasnim, informou hoje o órgão de comunicação iraniano.
O editor-chefe da Tasnim, Abdollah Abdolahi, considerou a parceria um passo importante para contrariar a “hegemonia ocidental”, enquanto o editor internacional da Sputnik, Vasili Pushkov, disse que o acordo representa “uma frente unida contra os principais meios de comunicação ocidentais”.
Tanto Abdolahi como Pushkov e o chefe da secção do Médio Oriente da Sputnik, Ivan Zakharov, destacaram o papel do Irão na Organização de Cooperação de Xangai (SCO) e a possível adesão de Teerão ao bloco BRICS, liderado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
Em março de 2022, os países da UE aprovaram a suspensão das emissões na Europa da agência noticiosa russa Sputnik e do canal de televisão Russia Today, alegando serem instrumentos de desinformação do Presidente russo, Vladimir Putin.
Este artigo está disponível em: English