Início » Uma em cada cinco casas novas é para férias

Uma em cada cinco casas novas é para férias

Diário de Notícia

A dinâmica construtiva acelerou nos últimos anos à boleia de uma maior procura. Portugueses são os que mais investem em residências secundárias, mas o interesse internacional mantém-se muito forte. A pandemia também veio acelerar esta tendência.

Os dados oficiais demonstram que foram construídas perto de 169 mil habitações entre 2011 e 2021, das quais mais de 32 mil foram inscritas como secundárias. Na prática, por cada cinco casas edificadas nesta última década censitária, uma tem como utilização principal fins de semana e férias.

O país conta atualmente com 1,1 milhões de segundas residências, num parque constituído por 5,9 milhões de alojamentos familiares. Ou seja, as casas de férias têm já um peso de 18,5% no total de moradas, sendo que nestes últimos dez anos verificou-se uma maior apetência dos investidores por construir estas habitações. Foi uma resposta à dinâmica da procura, que se evidencia pela análise das duas metades da década. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), foram construídas 14.735 residências secundárias entre 2011-2015 e 17.550 entre 2016-2021. Foi um crescimento de 19,1%, mas a oferta continua a ser insuficiente face à demanda.

Leia mais em: Diário de Notícias

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!