Início » Demissões no governo não afetam imagem de Portugal na UE

Demissões no governo não afetam imagem de Portugal na UE

Apesar das várias demissões governativas nos últimos meses, Portugal “é e será sempre” um país com estabilidade política no contexto europeu. A garantia foi deixada esta quarta-feira pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em conferência de imprensa conjunta com Roberta Metsola, presidente do Parlamento Europeu.

Após uma reunião bilateral à porta fechada (em que foram discutidos temas como a guerra na Ucrânia “ou as ameaças à democracia”) com a presidente do Parlamento Europeu, em Estrasburgo (onde está em visita oficial), o chefe de Estado relembrou que há sete anos – poucos dias depois de ser eleito pela primeira vez – discursou no hemiciclo comunitário e que, nessa altura, se tratava de reafirmar que “Portugal é, sempre foi, pró-europeu”. Isso numa altura em que “dois partidos que tinham criticado a União Europeia e os valores europeus” (BE e PCP) faziam parte de um acordo de governo em Portugal (a chamada ‘geringonça’).

“Não houve, não há e não haverá dúvidas nenhumas no futuro” de que Portugal é um país estável e pró-europeu, independentemente dos rostos de liderança: “Sete anos e uns meses [depois de ser eleito] tratava-se de reafirmar o óbvio, que era pró-europeu, independentemente do Presidente ou do primeiro-ministro.”

Já sobre a data das próximas eleições europeias (previstas para dia 9 de junho de 2024), Roberta Metsola reconheceu que Portugal tem lutado para alterar a data – uma vez que é uma véspera de feriado -, mas que é preciso unanimidade para a mudar. No entanto, caso tal não seja possível, a opção será “apelar ao voto” e relembrar a importância do ato eleitoral.

Leia mais em Diário de Notícias

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!