Início » Incêndio em centro de detenção de migrantes no México deixa 40 mortos e 28 feridos

Incêndio em centro de detenção de migrantes no México deixa 40 mortos e 28 feridos

AFP

Ao menos 40 pessoas morreram, e 28 ficaram feridas, no incêndio em um centro de detenção de migrantes na mexicana Ciudad Juárez, na fronteira com os Estados Unidos — informou o governo do México, nesta terça-feira (28), que atribuiu o fogo a pessoas que protestavam contra sua deportação.

O incêndio começou na segunda-feira à noite nas instalações do Instituto Nacional de Migrações (INM) desta cidade no estado de Chihuahua, ocupadas por dezenas de homens maiores de idade e procedentes das Américas Central e do Sul.

“Isso teve a ver com um protesto que eles começaram, a partir, supomos, de quando descobriram que seriam deportados”, disse o presidente Andrés Manuel López Obrador em sua entrevista coletiva diária.

“Como protesto, colocaram colchões na porta do abrigo e atearam fogo neles. Não imaginavam que isso ia causar esta desgraça terrível”, acrescentou López Obrador, ao confirmar o número de mortes.

Imagens de câmeras de vigilância difundidas por meios mexicanos mostram um grupo de pessoas, aparentemente migrantes, chutando um portão tentando abri-lo enquanto o fogo se propaga no local onde estão trancados.

Ao mesmo tempo, pelo menos três agentes de migração uniformizados circulam do outro lado do portão sem fazer nenhuma manobra visível para auxiliá-los. Depois, a fumaça invade o local.

A autenticidade do vídeo foi confirmada pelo secretário de Governo (Interior), Adán López, em entrevista a uma emissora local.

Vítimas de seis nacionalidades

O governo de Guatemala confirmou a morte de 28 de seus cidadãos e disse que o governo vai trabalhar para punir os responsáveis e oferecer reparação aos familiares.

A chancelaria equatoriana também reportou a morte de um de seus cidadãos.

No México, a Procuradoria-Geral relatou que entre os “migrantes identificados” há também 13 hondurenhos, 12 venezuelanos, 12 salvadorenhos e um colombiano, sem diferenciar mortos e feridos.

Os feridos, alguns em estado grave, foram levados para quatro hospitais, segundo as autoridades, enquanto o INM coordena com funcionários consulares para identificar os mortos.

A tragédia gerou muitas reações de pesar. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, pediu uma “investigação exaustiva” do evento, disse o seu porta-voz Stéphane Dujarric.

No entanto, o embaixador dos Estados Unidos no México, Ken Salazar, considerou “uma lembrança dos riscos da migração irregular” e da urgência de reparar um “sistema migratório falido”, segundo um comunicado.

Por sua vez, a Anistia Internacional disse que o incêndio “é consequência das restritivas e cruéis políticas migratórias compartilhadas pelos governos de México e Estados Unidos”. 

“Como é possível que as autoridades mexicanas tenham deixado trancados seres humanos sem possibilidade de escapar do incêndio?”, disse Erika Guevara Rosas, diretora para as Américas da organização, em um comunicado. 

‘Não falam nada’

O incêndio começou na área em que estavam alojados os estrangeiros sem documentos.

Uma correspondente da AFP observou o momento em que as equipes de emergência retiravam os corpos do local e os carregavam para o estacionamento do centro migratório, antes do transporte por parte dos legistas.

Agarrada a uma ambulância, uma venezuelana que se identificou como Viangly gritava pelo marido de 27 anos, que ela disse ter os documentos que autorizam sua permanência no México.

“Ele foi levado em uma ambulância. Eles [agentes migratórios] não falam nada. Um parente pode morrer, e eles não falam ‘está morto'”, disse ela revoltada, minutos depois.

A tragédia no centro de migrantes, perto da fronteira, mobilizou bombeiros e dezenas de ambulâncias. Fatos similares foram registrados nos últimos anos neste tipo de instalações, mas sem a magnitude do de Ciudad Juárez.

A “deterioração” das condições em estações migratórias fronteiriças os submete a “perigos desnecessários”, advertiu nesta terço no Twitter a ONG Comitê Internacional de Resgate.

Vários migrantes foram transferidos para a estação de Ciudad Juárez nos últimos dias, depois que as autoridades locais retiraram vendedores ambulantes, muitos deles estrangeiros.

“O que ocorreu nas ruas não tem nenhuma relação com o que aconteceu aqui”, declarou a jornalistas o prefeito da cidade, Cruz Pérez Cuéllar, ao negar que as autoridades tinham lançado uma operação antes da tragédia.

O local da tragédia permanecia vigiado nesta quarta-feira por militares e guardas nacionais.

Ciudad Juárez, vizinha de El Paso, no Texas, é uma das localidades fronteiriças, nas quais permanecem retidos vários dos migrantes que tentam chegar aos Estados Unidos para pedir asilo.

Cansados de esperar, centenas deles, a maioria venezuelanos, tentaram, sem sucesso, atravessar a ponte internacional em 13 de março.

Um relatório recente da Organização Internacional para as Migrações (OIM) informa que, desde 2014, cerca de 4.400 migrantes morreram, ou desapareceram, na fronteira entre México e Estados Unidos, de 3.180 km.

O presidente americano, Joe Biden, endureceu a política migratória e obrigou os migrantes de Ucrânia, Venezuela, Cuba, Nicarágua e Haiti a pedirem asilo a partir dos países de trânsito, ou por meio de consultas online.

As medidas estão sendo anunciadas no momento em que o presidente democrata é acusado pela oposição republicana de perder o controle da fronteira, com mais de 4,5 milhões de pessoas sem documentos interceptadas na região desde que ele assumiu o poder.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!