Trabalhar juntos para ultrapassar a pandemia - Plataforma Media

Trabalhar juntos para ultrapassar a pandemia

O Governo decretou que Macau iria permitir um certo grau de transmissão do novo coronavírus na comunidade, acabando por alcançar a imunidade de grupo.

Espera-se que o número de pessoas infetadas atinja entre 50 a 80 por cento. Por conseguinte, o Executivo deve continuar muito vigilante e estar preparado para a mudança da situação epidémica, pois o relaxamento gradual da política será um teste ainda mais crítico.

Explicar ao público o relaxamento

Em primeiro lugar, as autoridades governamentais devem reforçar a publicidade científica e educação, para tornar claro a patogenicidade do novo coronavírus e as justificações para abrandar o controlo. Assim, tranquiliza os residentes e e evita a propagação de rumores na Internet que causem ansiedade.

Diretrizes atualizadas para funcionários públicos

Além disso, atualizar atempadamente as diretrizes sobre a prevenção de epidemias, especialmente as padronizadas para funcionários públicos, tais como forças de segurança e guardas prisionais, incluindo mas não se limitando à existência de um plano de contingência em caso de infeção pelo vírus no local de trabalho; como lidar rapidamente com a descontaminação do local e o realojamento de funcionários públicos infetados e do público em contacto com eles; os regulamentos relevantes sobre trabalho em circuito fechado e medidas para proteger os seus direitos.

Aumentar os esforços para promover a vacinação de idosos

O Covid-19 é mortal para a população idosa. De acordo com um estudo norte-americano, o número de mortes em não vacinados, entre os 65 e os 79 anos, é 21 vezes superior ao dos vacinados. Em Macau, ainda há muitos idosos que não receberam a vacina.

A fim de normalizar a prevenção pandémica no futuro, e para assegurar a saúde de todos, deve haver continuação dos esforços para promover a vacinação desta parte da população.

Parar a subida de preços dos medicamentos

Além de acelerar a promoção da vacinação, distribuir gratuitamente “kits anti-pandemia” e fornecer testes rápidos a todos os residentes, o Governo precisa de assegurar o fornecimento regular de medicamentos nas farmácias, especialmente os relacionados com a Covid-19, e estancar qualquer subida de preços irregular.

Equilíbrio dos recursos médicos para o tratamento de outras doenças

O número de novas infeções aumentará no futuro, bem como o número de pacientes com outras doenças graves também. As camas do Centro Clínico de Saúde Pública já estão quase lotadas e há mesmo casos em que os doentes têm de esperar horas por haver falta de camas.

À medida que a temperatura baixa, os idosos, em particular, estão mais vulneráveis a doenças súbitas comuns na altura do Inverno. Por conseguinte, o Governo precisa de aumentar o número de camas para pacientes com doenças graves e equilibrar os recursos médicos para outras doenças, enquanto trata das infeções do Covid-19 de forma ordeira.

No momento mais crítico dos últimos três anos, espero que os residentes e o Executivo trabalhem em conjunto para tratar de todos os preparativos e que possam dar as mãos no combate pandémico.

*Deputado da Assembleia Legislativa de Macau/Associação dos Trabalhadores da Função Pública de Macau

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Related posts
MacauSociedade

Família impedida de se despedir de ente falecido

Eleitos

Aprender com as lições do caos pandémico

ChinaMacau

COVID-19: Macau regista 6 casos de infecção e uma vítima mortal

Eleitos

Ajustar a prevenção pandémica de acordo com as políticas nacionais

Assine nossa Newsletter