Início Notícias Portugueses esgotam hotéis para Natal e Passagem de Ano

Portugueses esgotam hotéis para Natal e Passagem de Ano

Dinheiro Vivo

Preços mais altos não travam a procura por diversão. Níveis de ocupação hoteleira superam os de 2019. Já não há vagas em unidades da Serra da Estrela, da Madeira, do Algarve e do Douro. Mercado nacional ganha força em quase todas as regiões do país.

uitos são os portugueses que já contam os dias para levar o bacalhau à mesa de Natal e pedir, na semana seguinte, de passas na mão, os 12 desejos para o ano que se avizinha. Mas a tradição não encanta a todos – e a hotelaria, que a um mês da quadra festiva já tem unidades esgotadas por todo o país, agradece. Os preços mais altos não têm travado a procura, especialmente nas regiões da Serra da Estrela, Algarve e Madeira, que neste réveillon terão os seus hotéis lotados, sobretudo com clientes nacionais, avançam as entidades de turismo ao Dinheiro Vivo.

No ponto mais alto de Portugal, as projeções para o Natal e Ano Novo “são francamente positivas”, confessa o presidente da Entidade Regional Turismo Centro Portugal (ERT Centro), Pedro Machado. A recuperação da região – que tem vindo a ser feita maioritariamente pelo mercado interno e que, em alguns casos, já ultrapassou os níveis de 2019 – faz antever uma forte capacidade de atração e bons números de reservas.

“Há muitas unidades que estão já a 100% e, as que não estão, para lá caminham”, destaca. A expectativa de que a Serra da Estrela continue a “galvanizar muitos portugueses”, à semelhança do que aconteceu no verão passado, está em linha com os dados apurados junto de alguns grupos hoteleiros. O Vila Galé, em Manteigas, e a Pousada Serra da Estrela (Pestana), na Covilhã, encontram-se lotados para a Passagem de Ano. No mesmo sentido segue o Aqua Village, em Oliveira do Hospital, com poucos quartos restantes, a preços acima dos 400 euros.

O responsável admite ter havido um aumento de preços, provocados pela subida dos custos operacionais, que estão, neste momento, entre 25% e 45% superiores ao período homólogo. Sendo esta a época alta da Serra da Estrela, as unidades estão a apostar fortemente nos pacotes para as celebrações. O programa de três noites no H2otel (Natura IMB Hotels), em Unhais da Serra, tinha um valor mínimo de 1050 euros por pessoa e, em outubro, já tinha esgotado. Ainda sem estimativa sobre o total de turistas aguardados para estas épocas, o presidente da ERT Centro garante que o mercado interno terá o maior peso, seguindo-se o espanhol, brasileiro e americano. Uma das novidades na região Centro tem sido o mercado asiático, nomeadamente sul-coreanos.

Leis mais em: Dinheiro Vivo

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!