Início » Ucrânia e Taiwan na agenda de Xi e Putin em reunião

Ucrânia e Taiwan na agenda de Xi e Putin em reunião

O presidente chinês, Xi Jinping, reúne-se esta quinta-feira com o homólogo russo, Vladimir Putin, à margem da cimeira da Organização para a Cooperação de Xangai, no Uzbequistão. Na agenda do encontro, durante a primeira viagem ao estrangeiro de Xi desde o início da pandemia, estarão a situação na Ucrânia, mas também Taiwan. Os dois líderes defendem “salvaguardar os interesses comuns e promover o desenvolvimento da ordem internacional, numa direção mais justa e razoável”, com o Kremlin a alegar que objetivo é mostrar uma “alternativa” ao mundo ocidental.

Este será o segundo encontro dos dois líderes este ano, tendo o primeiro ocorrido em Pequim, nos Jogos Olímpicos de Inverno, dias antes da invasão russa da Ucrânia – que Pequim nem apoia, nem condena, não se juntando às sanções ocidentais. Na altura ambos indicaram que a amizade entre os dois países “não tem limites”. Desde então, também a relação entre a China e o Ocidente tem vindo a deteriorar-se devido à questão de Taiwan – que Pequim diz ser parte do seu território.

Antes de chegar ao Uzbequistão, Xi esteve no Cazaquistão, onde prometeu apoiar a soberania da ex-república soviética num encontro com o presidente Kassym-Jomart Tokayev. “Independentemente das mudanças na situação internacional, vamos continuar a apoiar resolutamente o Cazaquistão na proteção da sua independência, soberania e integridade territorial”, disse o presidente chinês.

Leia ainda: China expressa apoio a Cazaquistão, vizinho preocupado com ambições russas

Depois da invasão da Ucrânia, voltou a falar-se do risco de a Rússia, um dia, querer fazer o mesmo no Cazaquistão – aliado tradicional de Moscovo que não apoia a operação militar russa. Pequim apoia as reformas que têm vindo a ser feitas por Tokayev, depois de protestos sobre o aumento do preço dos combustíveis ter culminado numa alegada tentativa de golpe.

Leia mais em Diário de Notícias

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!