Início » Biliões de kwanzas para produzir cereais em cinco anos em Angola

Biliões de kwanzas para produzir cereais em cinco anos em Angola

O Plano, aprovado na 7ª Sessão do Conselho de Ministros, orientada pelo Presidente da República, João Lourenço, visa reduzir a dependência da importação, assegurando a auto-suficiência e segurança alimentar, assim como garantir a geração de emprego, rendimento e a utilização sustentável dos recursos naturais.

Falando à imprensa no final da Sessão, o ministro da Economia e Planeamento disse que o Plano começa a ser implementado logo que for publicado em Decreto Presidencial, ainda na actual legislatura e contempla todo o território nacional. Segundo Mário Caetano João, o Projecto para o quinquénio 2022-2027 está orçado em 2, 2 biliões de kwanzas, cerca de 4 mil milhões de dólares norte-americanos.

“Visa acautelar o país das várias tensões geopolíticas que ocorrem no mundo e que têm provocado ruptura da oferta de grãos e fertilizantes no mercado internacional. Tendo em conta o potencial do país na produção de cereais, o Estado angolano entendeu criar o Plano Nacional de Produção de Grãos, documento enquadrado no Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022, ligado ao Programa de Fomento da Produção Agrícola”, referiu.

Segundo o ministro, consta dos objectivos gerais do documento aprovado a garantia, segurança alimentar e o desenvolvimento das cadeias de valores, assim como a transformação dos grãos, no sentido de fomentar a cadeia de valores da produção da ração para o consumo animal. Actualmente, disse, são produzidos no país cerca de 3 milhões de toneladas de milho, por ano, quantidade aproximada da produção de soja e arroz.

Leia mais em Jornal de Angola

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!