Início » O potencial da biodiversidade brasileira

O potencial da biodiversidade brasileira

O Brasil ocupa quase metade da América do Sul e é o país com a maior biodiversidade do mundo. São mais de 116.000 espécies animais e mais de 46.000 espécies vegetais conhecidas no País, espalhadas pelos seis biomas terrestres e três grandes ecossistemas marinhos.

A Amazônia, o Pantanal, a Mata Atlântica, o Cerrado, a Caatinga, os pampas Gaúchos…e ainda temos o litoral que forma o bioma marinho costeiro, que possui também uma grande biodiversidade biológica.

O país possui uma costa marinha de 3,5 milhões km², que inclui ecossistemas como recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, estuários e pântanos. A biodiversidade brasileira é assunto abordado no mundo inteiro, devido a sua riqueza de fauna e flora. Para sua preservação e manutenção, se faz necessário ações do poder público para orientar, legislar e fiscalizar sobre esses ecossistemas, e como o homem interfere neles. O meio ambiente limpo não é o que mais se limpa, e sim o que menos se suja. Para que a proteção desta vasta biodiversidade seja efetiva, os investimentos nesta área devem ir além da questão financeira.

Em ciência e tecnologia. O investimento na pesquisa científica das riquezas existentes nesta ampla diversidade biológica que existe no Brasil, para que a gente encontre mais caminhos para o desenvolvimento de medicamentos, de alimentos, de cosméticos e outros produtos da natureza.

Essa abundante variedade de vida abriga mais de 20% do total de espécies do mundo, encontradas em terra e água. A rica biodiversidade brasileira é fonte de recursos para o País, não apenas pelos serviços ecossistêmicos providos, mas também pelas oportunidades que representam sua conservação e patrimônio genético, com a geração de empregos através das atrações turísticas sustentáveis que estes diversos biomas proporcionam. Para gerir toda essa biodiversidade, o país conta com órgãos de proteção ambiental como o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente – IBAMA, e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO, que têm funções fundamentais nesta atividade.

Com fiscalização, licenciamento ambiental, manejo de fauna e flora, com desenvolvimento florestal, e desenvolvimento de fiscalização pesqueira e as unidades de conservação, que são mais de 300 no Brasil.

Todas estas ações, em conjunto com a educação ambiental nas escolas, desde a sua base até pós graduação, são fundamentais para a conscientização de que a proteção ambiental dos diversos biomas nacionais geram mais ativos que a sua destruição. Responsabilidade social e preservação ambiental significam um compromisso com a vida.

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!