Início » Ho Iat Seng pede reflexão sobre as falhas

Ho Iat Seng pede reflexão sobre as falhas

Mei Mei WongMei Mei Wong

O Chefe do Executivo organizou uma sessão onde fez o balanço dos últimos anos e apresentou as perspetivas da ação governativa. Ho Iat Seng pediu aos dirigentes que marcaram presença, esforços na diversificação económica, elevação do nível de administração pública, participação ativa no desenvolvimento nacional e melhoria do bem-estar da população

Ho Iat Seng afirmou, na sessão sobre o balanço do V Governo de Macau, que para melhor promover as ações governativas, é necessário avaliar “tudo o que foi feito no passado, não só para reconhecer os sucessos, como também identificar as insuficiências”. 

Leia também: Novos deputados criticam o Governo de Macau

O responsável apontou 2022 como um ano crucial para aproveitar as oportunidades de desenvolvimento nacional, visto que as linhas de ação governativa devem tirar total partido da mais-valia de Macau enquanto ponto de encontro entre a cultura chinesa e portuguesa. Ho Iat Seng acredita que se deve continuar a desenvolver a construção de Hengqin, inovar os sistemas e mecanismos de governação e integrá-los no desenvolvimento nacional. 

Para o Chefe do Executivo, a diversificação económica “é uma prioridade para a RAEM” e é um compromisso “impossível de adiar”. Além da “consolidação e aperfeiçoamento” da indústria do jogo, defendeu a importância de a Região desenvolver as áreas de big health, Medicina Tradicional Chinesa, finanças modernas, alta tecnologia, MICE, comércio, cultura e desporto. 

A nível de administração pública, salientou que todos os departamentos devem trabalhar no seu estatuto público e reforçar o seu sentido de responsabilidade. Segundo o responsável, a garantia de uma sociedade estável e defesa da segurança nacional são pré-requisitos necessários para o desenvolvimento socioeconómico, ao mesmo tempo que salientou a necessidade de fazer cumprir a lei. 

O Chefe do Executivo alertou ainda para o posicionamento estratégico de Macau em Hengqin, reiterando que é necessário reforçar a estrutura institucional, bem como “acelerar a articulação dos sistemas financeiros e jurídicos em matéria civil e comercial”. 

Leia também: 70 por cento dos residentes de Hengqin opta por ir ao médico em Macau

“Devemos tirar total partido do papel e posicionamento da RAEM, assim como do estatuto especial de que beneficia para desenvolver as suas vantagens”, sublinhou. 

Ho Iat Seng enfatizou que o Governo continuará empenhado na resolução de problemas relevantes para a população, nomeadamente na habitação, cuidados de saúde, educação, apoio a idosos e ao emprego. Segundo o responsável, as necessidades de desenvolvimento serão conjugadas com as exigências dos residentes. 

O desenvolvimento digital não foi esquecido, tendo o líder máximo de Macau elencado como meta a implementação de uma administração eletrónica. Ho Iat Seng aconselhou os dirigentes a dar o seu melhor para facultar os serviços convenientes à população. 

Os cinco secretários dos departamentos presentes também partilharam as suas prioridades para este ano, tendo André Cheong referido que o lançamento da nova versão da conta única de acesso comum conta com uma plataforma de serviços uniformizados para a conveniência dos residentes e de negócios. O Secretário para a Administração e Justiça especificou que a plataforma de gestão dos trabalhadores da função pública e prestação de serviços foi restruturada para promover a administração digital com base nas necessidades dos utilizadores. 

Lei Wai Nong, Secretário para a Economia e Finanças, afirmou que no futuro é necessário aprofundar o “Turismo+” e promover o seu desenvolvimento em interação com outras indústrias, tais como a de convenções, desporto, comércio eletrónico, cultura e indústrias criativas. 

Leia também: Aliança Turismo-Saúde para resistir à pandemia – Veja o PDF

Já o Secretário para a Segurança partilhou que serão desenvolvidos trabalhos em áreas como a defesa da segurança nacional. Wong Sio Chak sublinhou ainda a importância da implementação e aplicação legislativa, proteção civil moderna, uso da ciência e tecnologia no trabalho policial, gestão fronteiriça, informação financeira e serviços de correção e reinserção social. 

A Secretária para os Assuntos Sociais e Cultura prometeu uma contínua otimização da prevenção epidémica, especialmente na taxa de vacinação de crianças e idosos. Ao Ieong U revelou ainda o desejo de melhorar a distribuição dos recursos pedagógicos e especialização do ensino superior, enaltecendo a elaboração do projeto de lei do Regime de Captação de Quadros Qualificados. A responsável mencionou ainda que continuará os trabalhos de preservação cultural e conservação do centro histórico de Macau. 

Por sua vez, Raimundo do Rosário detalhou a elaboração do Planeamento Geral do Trânsito e Transportes Terrestres de Macau (2021-2030), tendo especificado que este documento se foca na construção de uma rede de transportes que integra o sistema pedonal, metro ligeiro, autocarros e que promove uma deslocação ecológica. O Secretário para os Transportes e Obras Públicas revelou também que o contexto pandémico não impediu o Governo de apostar na realização de obras de grande envergadura. Rosário sublinhou a importância destes projetos na estabilização do desenvolvimento económico. 

À margem de um evento na passada sexta-feira, Ho Iat Seng prestou declarações sobre o impacto económico da situação epidémica de Hong Kong em Macau, bem como a marca que o conflito entre a Rússia e Ucrânia deve deixar no território. Embora tenha afirmado que o impacto do conflito em Macau seja difícil de prever, acredita que a subida do preço do petróleo deve conduzir à inflação local. 

Questionado sobre a possibilidade de suspender a política de casos zero, enfatizou que as medidas de prevenção epidémica local devem ser coordenadas com a China Interior. O mesmo explica que “ninguém quer” uma situação semelhante à de Hong Kong, que registou mais de 10 mil casos após ter relaxados as medidas de controlo epidémico. 

Contate-nos

Meio de comunicação social generalista, com foco na relação entre os Países de Língua Portuguesa e a China

Plataforma Studio

Newsletter

Subscreva a Newsletter Plataforma para se manter a par de tudo!