Início » Vacinação contra a covid avança a diferentes velocidades pelo Mundo

Vacinação contra a covid avança a diferentes velocidades pelo Mundo

Um processo de vacinação a diferentes velocidades conforme a geografia e uma franja da população que a recusa. A toma da vacina contra a covid-19, tida como uma forma de aumentar a proteção contra o novo coronavírus que desencadeou uma pandemia global, está longe de estar concluída e de ser igualitária para toda a população. Portugal é o segundo país do Mundo com a maior taxa de vacinação.

Até agora, foram administradas mais de nove mil milhões de vacinas em 197 países e mais de metade da população mundial recebeu pelo menos uma dose. De acordo com o site Our World In Data, – em português, “O Nosso Mundo em Dados”, um projeto da organização Global Change Data Lab produzido em colaboração com a Universidade de Oxford -, a China e a Índia administraram o maior número de doses, com quase três mil milhões e 1,5 mil milhões, respetivamente. Os Estados Unidos estão em terceiro lugar, com 500 milhões.

Se há países, como os Emirados Árabes, que têm quase toda a população com pelo menos uma dose (99%), outros, como a Etiópia, não alcançam sequer os 8% (estão com 7,9%). Na Nigéria, a realidade será ainda pior, já que os números apontam para 5,86%.

Mundo fora, vários países estão a aumentar as restrições de acesso a não vacinados, a decretar a obrigatoriedade e alguns até avançam com coimas (ler exemplos ao lado). A Áustria, que tem 71,5% da população elegível com pelo menos uma dose, abaixo de outros países europeus, como Portugal (94%) ou Espanha (86,25%), vai, por exemplo, tornar-se o primeiro país da Europa a tornar a vacinação obrigatória.

Leia mais em Jornal de Notícias

Contact Us

Generalist media, focusing on the relationship between Portuguese-speaking countries and China.

Plataforma Studio

Newsletter

Subscribe Plataforma Newsletter to keep up with everything!